A eternidade de um enigma (notinhas)


Cena de Capitu.


1. Hoje, depois de ir a livraria tive contato com um belíssimo trabalho impresso. É um catálogo de imagens da minissérie Capitu, do mesmo diretor de Os Maias e A pedra do reino, Luiz Fernando de Carvalho, também feita para a TV Globo. Estão lá sua metodologia de trabalho que inclui uma imersão dos atores e técnicos nas obras literárias.

2. O livro é dividido em duas partes, e se apresenta o processo de preparação dos atores e a história filmada de um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Dom Casmurro, também vem regado de imagens com tratamento especial da fotografia típica do seriado.

3. Durante dois meses os atores e a equipe técnica se reuniram semanalmente e assistiram palestras sobre a obra de Machado de Assis - Sergio Paulo Rouanet, Daniel Piza, Maria Rita Kehl, Luiz Alberto Pinheiro de Freitas, Carlos Byington, Edmilson Martins Rodrigues e Gustavo Bernardo. Os textos dessas palestras é o que compõe a primeira parte do livro e ajudam o leitor a entender todas as nuances desse fabuloso romance.

4. Na segunda parte, depois de uma introdução do diretor, as imagens da minissérie e o texto do próprio Machado formam quase que uma fotonovela e contam visualmente a famosa história de amor e ciúme de Bento e Capitu. É uma edição de colecionador. 

5. Entretanto, o leitor não pode deixar de ler Dom Casmurro, o romance do próprio Machado. Digamos, que o Capitu-livro, que é uma deriva da minissérie, pode ser também uma deriva do romance; ou um daqueles complementos que ajudam o leitor a desfrutar melhor o trabalho já brilhante de obra-prima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579

A bíblia, Péter Nádas