Preencha o formulário para participar da promoção. Se você não chegou aqui pelo Facebook, não deixe de findar sua inscrição cumprindo o restante do regulamento desta promoção.

"Arquitetura do romance: tópicos para um estudo"


É este o título de curso que será ministrado por Pedro Fernandes, editor do blog Letras in.verso e re.verso no âmbito de semana se eventos dessa natureza preparada pelo Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

O evento integra a programação dos cinco anos de atuação de um grupo que, nesse intervalo de tempo já realizou, entre outros acontecimentos, o grande Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso em 2008, e a publicação do livro Travessias de sentido, no mesmo ano.

O ciclo de minicursos a ser ofertado para a comunidade acadêmica acontece entre os dias 12 e 14 de maio de 2010, na Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, em Mossoró (RN). 

O evento contará com uma conferência de abertura a ser ministrada pelo professor Dr. Gilton Sampaio UERN/CAMEAM. Além dessa conferência, e do curso de Pedro Fernandes, há outros dois cursos que têm o tema da Literatura como norte: Passeando pela Literatura Luso-brasileira, que será ministrado pela professora Ms. Josefa Francisca Henrique de Jesus e Inscrições do corpo na literatura do professor Márcio Vinícius Barreto da Silva.

Pedro Fernandes apresenta seu curso como um momento sobre o estudo do romance enquanto objeto de arte e constituído por diversas articulações passíveis de leitura (filosofia, história, política etc.). "Aqui se pretende uma leitura da própria arquitetura do romance, em sentido amplo, não somente o da composição, mas também o da escritura do texto, entendo-o como corpo dotado de temática e prática significante", afirma.

Isso significa "compreender o romance não como o mantenedor de uma forma ou mero exercício a serviço da arte, mas o romance como prática discursiva na qual se inscrevem temas significantes quanto a própria realidade com a qual o gênero dialoga, numa expressão-valise que se pode chamar de escrita em movimento".

Informações sobre outros minicursos e como fazer para se inscrever podem ser obtidas por através do telefone (84) 3315.2216 ou do e-mail  geduern@hotmail.com ou pessoalmente na Secretaria do curso de Letras em Mossoró localizada na Faculdade de Letras e Artes do Campus Universitário Central, Br 110 Km 46, Costa e Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da Senhora Wilde

11 Livros que são quase pornografia

Os muitos Eliot

Além de Haruki Murakami. Onze romances da literatura japonesa que você precisa conhecer

Uma entrevista raríssima com Cora Coralina

Boletim Letras 360º #308

As melhores leituras de 2018 na opinião dos leitores do Letras

Boletim Letras 360º #309

Os melhores de 2018: prosa

O excesso que vive: Mac e seu contratempo, de Enrique Vila-Matas