Os últimos escritos de José Saramago




"Sim, será publicado. Creio que é um texto maravilhoso, cheio de humor, com uma profundidade e uma carga que merece que seja publicado. Mas não é um livro porque não ainda estava acabado. Não vamos enganar ninguém."

O anúncio foi feito no último dia 8 de agosto por Pilar del Río, companheira do escritor em entrevista a João Céu e Silva.

O texto que, segundo ela, não deve ultrapassar as 50 folhas ainda não foi apresentado a nenhuma editora e ainda não tem data específica de quando vai ser publicado.

Perguntada sob o espólio de correspondências de José Saramago, Pilar comenta: "Isso poderia ser um trabalho para cinco teses de doutoramento, pois a quantidade de cartas que lhe foram enviadas é impressionante."

E revela que o que será publicado muito em breve "será uma recolha de alguns artigos que se escreveram em torno da sua morte. Será intitulado Palavras para Saramago e é uma selecção de artigos de colegas do meu marido, escritores de todo o mundo."

Há possibilidades ainda que venha pelas mãos de Fernando Gómez Aguillera, quem cuidou da exposição A consistência dos sonhos que chegue ainda uma compilação de frases do escritor português e fragmentos de declarações à imprensa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carolina Maria de Jesus, a escritora que catava papel numa favela

20 + 1 livros de contos da literatura brasileira indispensáveis

José Saramago e As intermitências da morte

José Saramago e Jorge Amado. A arte da amizade

Cecília Meireles: transcendência, musicalidade e transparência

Sor Juana Inés de la Cruz, expoente literário e educativo do Século de Ouro espanhol

Visões de Joseph Conrad

Ensaios para a queda, de Fernanda Fatureto

A melhor maneira de conhecer o ser humano é viajar a Marte (com Ray Bradbury)

Os diários de Sylvia Plath