Do dia da poesia e do Programa Pedagogia da Gestão: encontros

Por Pedro Fernandes

1. Ontem a noite estive em Mossoró para um programa da TCM, TV a cabo local, o Pedagogia da Gestão, que é comandado pelos âncoras João Maria e Clauder Arcanjo. O programa era especial: assinalava o início das comemorações de sete anos desde sua criação como um programa de rádio, que agora além de ser veiculado na TV ainda preserva uma coluna homônima no jornal Correio da tarde. Além da data, o Dia Nacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher. 

2. Devo dizer da satisfação em ter aceitado o convite de João Maria para participar desse programa, que, como verão, foi um grande celebração em torno da poesia. Estavam presentes o jornalista, escritor e poeta Mario Gerson, o poeta e professor Leontino Filho, a jornalista e poeta Aline Linhares, de quem recebi seu mais recente livro Estrada de néon, o poeta Antonio Francisco, e outras figuras que, por serem muitas e este ser um registro de memória não consigo lembrar agora.

3. Fica aqui o registro e os parabéns aos mentores do programa, que fazem da TV no estado do Rio Grande do Norte espaço outro, primeiro dando voz àqueles que tem ânsia por falar e são subestimados noutros veículos, segundo mostrando uma face outra da natureza; como bem enfatizou Mario Gerson acerca da importância de programas como o Pedagogia da Gestão, estamos fartos das tragédias e desgraças humanas, precisamos é de conhecer que há uma outra face humana, como a dos poetas ou a dos que vivem de arte e fazem da arte uma resposta para o desconexo mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 + 1 livros de contos da literatura brasileira indispensáveis

Carolina Maria de Jesus, a escritora que catava papel numa favela

José Saramago e As intermitências da morte

Visões de Joseph Conrad

Cecília Meireles: transcendência, musicalidade e transparência

Sor Juana Inés de la Cruz, expoente literário e educativo do Século de Ouro espanhol

Ensaios para a queda, de Fernanda Fatureto

A melhor maneira de conhecer o ser humano é viajar a Marte (com Ray Bradbury)

Os diários de Sylvia Plath

Não adianta morrer, de Francisco Maciel