Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2012

Ciclo de Palestras na FALA

Com vistas a discutir importantes temas para a formação dos estudantes de Letras, um grupo de alunos do 8º período do curso de Letras, Língua Portuguesa, sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Paulo, prepara um ciclo de palestras a se realizar nos turnos matutinos e noturnos nos dias 14, 15, 16 e 21 de Março. O ciclo recebe a participação de importantes nomes do curso de Letras que estarão pondo pauta a discussão de temas diversos, com foco na relação ensino, pesquisa e extensão, tripé da formação acadêmica. O espaço é importante para dinamização daquilo que é oferecido em sala de aula e a aproximação do curso com outros cursos e áreas afins dentro da própria instituição, tendo em vista que é o evento aberto à comunidade acadêmica em geral. A abertura do Ciclo se deu pela manhã desta quarta-feira, 14 de março, com a palestra proferida pela Profa. Ms. Ana Remígio Osterne. Nesse mesmo dia, a partir das 19h30min, ocorrerá outra importante palestra - "José Saramago:

a soltura da alma

Imagem
retorcida entre teus braços esvaiu-se * Acesse  o e-book  Palavras de pedra e cal  e leia outros poemas de Pedro Fernandes.

Uma sombra de César Vallejo

Imagem
Por Pedro Fernandes A primeira vez que li sobre César Vallejo foi ainda na Graduação em Letras quando era editor juntamente com um grupo de amigos do jornaleco Trabuco . Recebi de um aluno do curso de Letras - Língua Espanhola três ou quatro poemas do poeta peruano traduzidos para serem publicados. Do bloco, vieram a lume "Piedra negra sobre una piedra blanca" e "Capitulación". Depois, tive a grata surpresa de, no Mestrado, encontrar com uma pesquisadora que à época estava prestes a defender sua dissertação com leitura de César Vallejo. E foi a primeira vez que ouvi alguém do Peru lendo os versos do poeta de Los heraldos negros .  Encontros e encontros. Agora dou com um vídeo raro no qual se vê em três momentos - rapidamente, que somados não alcançam sequer 6s de filmagem - o próprio Vallejo. Na primeira cena, temos um grupo de pessoas descendo de um ônibus e o destaque é para um homem que segura seu paletó no braço; na segunda tomada de cena, as mesmas pess