As adaptações de obras literárias para o cinema em 2014

Jake Gyllenhaal em Enemy, filme baseado no romance O homem duplicado, de José Saramago. 


Desde o ano passado que – depois de percebermos a febre de adaptações de obras literárias para o cinema – ficamos de olho para lançamentos do gênero. Dentre os vários títulos disponíveis até o fim de 2014, destacamos alguns que, certamente valerão a pena assistir. Na lista estão adaptações de José Saramago, Agualusa, Charles Dickens, Tolkien, Zola, entre outros, que tal?

Fevereiro

1. A menina que roubava livros
Ainda está em cartaz em boa parte dos cinemas a adaptação do livro de Markus Zusak; a narrativa da jovem Liesel Meminger que atravessa as dificuldades da Segunda Guerra Mundial enquanto descobre os prazeres da literatura.

2. Frankenstein: entre anjos e demônios
Outro título também ainda em cartaz. O filme é uma releitura do clássico de 1818 de Mary Shelley, Frankenstein. Agora o homem-monstro se vê em meio a uma guerra centenária intermitente entre dois clãs imortais.

3. In Secret
Com Elizabeth Olsen, Tom Felton, Jessica Lange no elenco, filme se baseia no romance de Émile Zola, Thérèse Raquin, e conta o romance proibido com fins trágicos entre uma mulher infeliz em seu casamento com um amigo do marido na Paris de 1860.

4. A mulher invisível
O filme é o primeiro sob a direção de Ralph Finnes que também interpreta Charles Dickens. O escritor no auge de sua fama e com uma fortuna considerável, pai e casado com Catherine envolve-se com Nelly Ternan. O caso amoroso se desenvolve mesmo com o frenesi de publicidade que rodeia o autor popular por onde passa. Escondendo a situação de todos, menos de seus amigos mais próximos, Dickens e Ternan tentam lidar o melhor possível nessa complicada situação. O filme é baseado no título The invisible woman: the story of Nelly Ternan and Charles Dickens Paperback, de Claire Tomalin.

5. Caçadores de obras primas
Com direção de George Clooney, o título é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Robert M. Edsel. A trama inusitada mostra um grupo de curadores de arte e funcionários de museus que, apesar de não terem nenhuma experiência no campo de batalha, arriscam as suas vidas para preservar obras de arte da destruição dos nazistas.

6. Doze anos de escravidão
O livro Doze anos de escravidão é uma autobiografia de Solomon Northup, um escravo liberto que foi sequestrado e obrigado a trabalhar em uma plantação durante doze anos, até ser resgatado por um advogado – o livro sai em breve pela Companhia das Letras. O filme foi bastante elogiado pela atuação de Chiwetel Ejiofor no papel principal, e de Michael Fassbender e Lupita Nyong'o como coadjuvantes. O drama está indicado a nove estatuetas do Oscar, e desponta como um dos favoritos ao prêmio de melhor filme.

Março

7. Refém da paixão
Em Fim de verão, Joyce Maynard conta a história de uma mãe divorciada, antiga dançarina, que leva uma vida triste ao lado do filho. Esta rotina é alterada pela chegada de um homem ferido, que pede ajuda aos dois. Logo eles descobrem que se trata de um assassino, mas contra todas as expectativas, nasce uma história de amor. O filme Refém da Paixão é baseado nesse romance e traz dois talentosos atores –  Kate Winslet e Josh Brolin nos papéis principais.

Abril

8. Noé
Em 2014, pelo menos três filmes são adaptados da Bíblia: Noé, dirigido por Darren Aronofsky, Exodus, de Ridley Scott, e Son of God, adaptação da série de televisão de mesmo nome. A maior produção, dentre os três, é Noé, que gastou mais de US$100 milhões para criar uma imagem assustadora do dilúvio. O diretor inclusive criou uma versão em quadrinhos da história antes de dirigir o filme. Russell Crowe interpreta o homem que recebe a mensagem de Deus para construir a arca com os animais. 

Maio

9. O vendedor de passados
O livro do angolano José Eduardo Agualusa conta a inusitada história de Félix Ventura, homem cuja profissão é falsificar árvores genealógicas para homens ricos com passados ruins. Até o dia em que um estrangeiro lhe pede para fabricar uma identidade de seu país. Adaptado à realidade brasileira, esta trama coloca Lázaro Ramos no papel principal e Alinne Moraes como a misteriosa mulher que ele conhece.

10. O homem mais procurado
O vencedor do prêmio Nobel de literatura John Le Carré construiu em O homem mais procurado uma história com referência aos atentados de 11 de setembro. Logo após a tragédia, um muçulmano tenta se esconder na cidade de Hamburgo, em meio a um clima de xenofobia e paranoia. Ele conta com a ajuda de um banqueiro corrupto e de uma jovem alemã para escapar às suspeitas de terrorismo. No elenco, uma das últimas atuações de Philip Seymour Hoffman.

Junho

11. Enemy
Jake Gyllenhaal em dose dupla. Para viver o professor de história Tertuliano Máximo Afonso e o ator Daniel Santa Clara, personagens duplicadas do romance de O homem duplicado, de José Saramago. A releitura deste texto para o cinema marca a quinta adaptação de um texto do escritor português para o cinema.

Dezembro

11. O Hobbit: lá e de volta outra vez
 A última parte da trilogia com base no romance O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Desta vez, após encontrar o dragão Smaug, Bilbo Bolseiro e seus companheiros de viagem devem conquistar o tesouro, e enfrentar novos desafios no caminho de retorno para casa.

Ainda sem data de estreia

12. Grandes esperanças
O clássico da literatura  escrito no século XIX por Charles Dickens ganhou uma nova adaptação cinematográfica do diretor Mike Newell. A história apresenta Pip, jovem de origem humilde, que descobre ter herdado uma fortuna. A partir deste momento, ele rejeita a sua família e tenta conquistar a filha de uma mulher rica, Miss Havisham.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Boletim Letras 360º #576

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima