Boletim Letras 360º #305


Neste dia 11 de janeiro realizamos o primeiro sorteio de 2019. E anunciamos que o próximo, agora aberto a todos que acompanham o blog, terá como brinde a nova edição de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Fica conosco! O ano está apenas no começo.

Guimarães Rosa e a travessia para os sertões. Nova edição de Grande sertão: veredas sai em fevereiro.
Mais detalhes ao longo deste Boletim.


Segunda-feira, 07/01

>>> Brasil: Inéditos de Mário de Andrade

A descoberta é de Marina Damasceno de Sá. Em seu doutorado, ela mergulhou nos manuscritos de Mário de Andrade reunidos no Instituto de Estudos Brasileiros e encontrou o fichário no qual o escritor detalha o plano para um livro que queria ser um estudo crítico sobre a poesia no Brasil até os parnasianos – sugestão apontada por Manuel Bandeira numa das cartas de 1925 ao autor de Macunaíma. No pequeno papel cartão, já amarelado pelo tempo, a caligrafia miúda do escritor revela os textos que iriam compor o livro nunca realizado. “A Poetagem Bonita = reunir em volume as críticas que tenho publicado sobre Manuel Bandeira, Gui, Oswald, Ronald, Menotti, Sérgio Milliet, Cendrars, a página em que explico o poema do Lonsago Cáqui que saiu em Klaxon, a sátira a Martins Fontes, a sátira a Hermes Fontes. Tudo com pequenas modificações...”. Coube à pesquisadora encontrar e estabelecer os textos que deveriam compor o livro. Entre eles, outro achado: três dos textos eram inéditos. No primeiro, sem título, dedicado a Oswald, Mário não economiza em elogios ao então amigo com quem viria a romper em 1929 e a quem aponta como o maior poeta já surgido no Brasil. Já os dois textos sobre Sérgio Milliet se dividem entre o elogio e a crítica. No primeiro, em que analisa Poemas análogos (1927), Mário diz ser o amigo o “mais fatal” dos poetas brasileiros. No segundo, “Poetas Menores”, não esconde certa decepção com o romance Roberto, lançado em 1935. Ainda que esclareça que o adjetivo do título não faz referência ao valor artístico mas sim a uma “concepção de vida”, Mário diz considerar a literatura de Milliet menor. “O que, por mais que a gente não queira, e reconhecendo toda a importância e valor do livro, é sempre uma censura.” No total, o projeto de Poetagem Bonita reúne 23 textos, entre críticas, crônicas e impressões, divididos em duas partes. Na primeira, Mário marca a ruptura com os “passadistas”, por meio do artigo Farauto, em que revida os ataques que o grupo ligado à revista Klaxon vinha sofrendo de publicações como o Jornal do Comércio, e com sátiras ao trabalho dos poetas Hermes e Martins Fontes. Na segunda parte, Mário se volta à análise dos modernistas e os “novos do Rio e de Minas”, escritores reunidos em torno das revistas Verde e Festa.(via Estadão)

>>> Brasil: Edição comentada de A falência, de Júlia Lopes de Almeida

Uma das escritoras idealizadoras da Academia Brasileira de Letras e injustamente esquecida, imposta a não fazer parte do clã que só admitiria uma figura feminina com a eleição de Rachel de Queirós, a obra de Júlia Lopes de Almeida ganha importante reedição em várias casas editoriais em 2019. Uma delas é a publicação pela Editora da Unicamp de A falência. Lançado em 1901, esta obra destaca-se da produção literária de seu tempo. Em um cenário de romances amorosos, Júlia Lopes de Almeida narra com crueza o enredo de uma mulher adúltera em busca de realização, entremeado à derrocada de um exportador de café. Camila, de origem pobre e casada com Francisco Theodoro em virtude da comodidade que a riqueza do marido lhe traz, descobre a paixão tardiamente nos braços do doutor Gervásio. Francisco de nada desconfia, mas terá seu ideal de família perfeita abalado após um mau negócio que o leva à falência. A falência levou mais de quinze anos para ser produzido, tornando-se a obra-prima de Júlia Lopes de Almeida, uma das maiores escritoras da literatura brasileira. A edição agora publicada traz notas e introdução de Regina Zilberman.

Teça-feira, 08/01

>>> Brasil: Livro reúne inéditos de Euclides da Cunha

Além de Monteiro Lobato, 2019 é o ano do autor de Os sertões; enquanto a obra do primeiro cai em domínio público, a do segundo será homenageada durante o evento artístico-literário mais importante no Brasil, a Festa Literária Internacional de Paraty. A Editora da Unesp publica, organizado por Leopoldo M. Bernucci e Felipe Pereira Rissato o livro Ensaios e inéditos. Com o presente volume, que inaugura a série de inéditos em prosa de Euclides da Cunha, os leitores terão acesso a um número significativo de ensaios do autor, cuja produção se inicia em 1883, quando ele tinha apenas 17 anos, e termina em 1909, ano de sua morte. Trata-se de um total de 31 composições de Euclides que, em seu conjunto, reforçam a vertente ensaística de sua admirável escritura e que ficou consolidada definitivamente em Os sertões.

>>> Brasil: Livro em que o pensador italiano maneja escritos de Agostinho, Dante, Descartes e Rousseau, e até mesmo tratados arcanos sobre cabala e magia, além da história do estudo da linguagem

Filósofos, teólogos e místicos ocuparam-se, por pelo menos dois mil anos, com o pensamento de que em algum momento existiu uma linguagem que expressasse de forma perfeita e inequívoca a essência de todas as coisas e conceitos possíveis. E é essa utopia que o filósofo e escritor italiano Umberto Eco investiga em A buscada língua perfeita na cultura europeia, no rastro da tentativa de descobrir uma língua que fosse original, perfeita e única para toda a humanidade. Classificado pelo próprio autor não como um livro de linguística ou semiótica, mas, sim, pertencente à categoria de “história das ideias”, Eco, sem defender um monolinguismo ou um poliglotismo, trabalha numa espécie de inventário dessa busca da língua perfeita e de suas reverberações no campo das ideias. Para isso, parte da língua anterior ao episódio da Torre de Babel e passa pelo projeto da Ars magna de Raimundo Lúlio. Da Idade Média ao Iluminismo, essa questão também foi uma das obsessões do Século das Luzes: uma língua que poderia ser lida facilmente estaria relacionada à realidade de todos e, consequentemente, promoveria a busca da verdade. Umberto Eco ainda trafega pela hipótese indo-europeia, chegando às línguas internacionais auxiliares, como o esperanto, e demonstra a íntima relação existente entre língua e identidade. Eco apoia-se, ainda, nas palavras de Santo Agostinho, Dante, Descartes e Rousseau, e busca beber até em tratados arcanos sobre cabala e magia, além da história do estudo da linguagem e de suas origens. A edição é da Editora Unesp e a tradução de Antonio Angonese.

Quarta-feira, 09/01

>>> Brasil: Descoberto vídeo com cerimônia de sepultamento de João do Rio

O jornalista que documentou de maneira inédita o dia-a-dia da vida urbanoide carioca morreu em 23 de junho de 1921 e um registro do cortejo de seu funeral foi encontrado pelo pesquisador e restaurador Antonio Venancio. O enterro de João Rio esteve entre os mais frequentados do Brasil, com um público estimado de 100 mil pessoas. O trabalho de Venancio foi meio ao acaso: há cinco anos assistiu à cena durante uma mostra da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que incluía na programação a filmagem de uma corrida de cavalos no Jockey Clube de São Paulo; mais tarde “uma mulher me procurou e disse que tinha um filme de meu interesse. Nas mãos ela tinha a lata com o filme do enterro de João do Rio”. O filme tem 13min de duração e exibe vários pontos do trajeto até o cemitério S João Batista. Entre as cenas, a da reunião de colegas de trabalho da redação do jornal A Pátria – o folhetim carioca criado por ele e que lhe custou ameaças de morte e ofensas pessoais de cunho racista, por ser negro, gordo e gay. Outra cena importante é a que mostra a presença de Ruy Barbosa. O material foi convertido pela produtora Afinal Filmes em filme digital 4K.

Quinta-feira, 10/01

>>> Brasil: A Companhia das Letras divulga a capa da nova edição de Grande sertão: veredas

A obra chega às livrarias no próximo dia 25 de fevereiro. Em e-mail exclusivo enviado aos leitores que assinaram para receber as Newsletters sobre a publicação de Grande sertão, saiu a explicação para este motivo construído a partir da peça “Manto da apresentação”, do Bispo do Rosário: “para personalizar, a ideia foi substituir os nomes por personagens do Grande sertão, e assim foi”, explica Alceu Chiesorin Nunes, autor do projeto. Publicado em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou a literatura brasileira e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores em uma história de amor, sofrimento, violência e alegria.

Sexta-feira, 11/01

>>> Brasil: O novo livro de Roberto Saviano narra a ascensão de uma gangue na violenta Nápoles dos dias atuais

As paranzas, grupos de adolescentes que dividem seu tempo entre o Facebook e o vídeo game e circulam com pistolas e AK-47s, aterrorizando os moradores e marcando território para seus chefes, ligados à máfia. Os meninos de Nápoles conta a história da ascensão de uma dessas paranzas e de seu líder, Nicolas Fiorillo, conhecido por amigos e inimigos como o Marajá. Seduzido pela perspectiva de imprimir seu nome na história, ele não medirá esforços para conquistar o bairro de Forcella ― sem levar em conta, porém, que ambição, dinheiro e poder acarretariam consequências inimagináveis. Com toda a vivacidade e a perspicácia que fizeram de Gomorra uma sensação mundial, o premiado escritor Roberto Saviano nos transporta para as violentas terras italianas neste romance de tirar o fôlego. “Saviano está de volta para contar a história de uma Nápoles brutal e agonizante”, diz Elena Ferrante. A tradução de Solange Pinheiro sai pela Companhia das Letras.

>>> Brasil: O primeiro livro de Pedro Mairal sai ainda este ano no Brasil

Depois do sucesso de A Uruguaia, publicado em 2018, a Todavia trará mais um título do escritor argentino. Desta vez, seu romance de estreia, cujo título em português é Uma noite com Sabrina Love. Todas as noites em Curuguazú, um povoado da província de Entre Ríos, Daniel Montero celebra um ritual: assistir ao programa de televisão de Sabrina Love, a pornô-star mais popular do momento. Por isso, quando é sorteado para passar uma noite com ela sente-se com céu nas mãos. Sabrina o espera num hotel de Buenos Aires. Aos dezessete anos, Daniel empreende uma viagem que, além da grande cidade, o levará a descobrir muito mais do que havia imaginado. O romance ganhou o Prêmio Clarín em 1998, outorgado por um júri do qual participavam Adolfo Bioy Casares, Augusto Roa Bastos e Guillermo Cabrera Infante. O romance de estreia de Mairal também já foi adaptado para o cinema.


.........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+InstagramFlipboard

* Todas as informações sobre lançamentos de livros aqui divulgadas são as oferecidas pelas editoras na abertura das pré-vendas e o conteúdo, portanto, de responsabilidades das referidas casas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574

Dalton por Dalton