D de Drummond. Dia D



A ideia simples. O efeito interessante e até fabuloso. Transformar um dia do ano para Carlos Drummond de Andrade, um dos nomes singulares da literatura brasileira. Assim como já fizeram para James Joyce com a criação de um 16 de junho celebrativo a Bloom, personagem de Ulysses, fazer o 31 de outubro, data de nascimento do poeta mineiro, num grande dia de comemoração, o Dia D.

E a ideia é, conforme notifica a página do evento, um dia para ser vivenciado “nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centros culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos se lembrem de festejar Drummond e a sua poesia. Um outro dia D, para apagar a guerra e saudar a liberdade, a imaginação, a aliança entre os homens de boa palavra.”

Na proposta espalhada na web pelo Instituto Moreira Salles (IMS), surge a possibilidade de leitores dedicar sua voz à leitura de versos do poeta maior (além de participar da extensa programação que será ofertada no correr de todo mês de outubro).

Essa ideia de emprestar a voz, toma do artifício da imagem para o vídeo e, qualquer leitor que possua uma webcam, uma conexão em internet, um computador configurado para tal e uma conta no YouTube possa ler e enviar vídeos com a leitura de versos de Drummond.


Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Fedra de Eurípides, Fedra de Racine

11 Livros que são quase pornografia

Seis poemas de Konstantinos Kaváfis

Com licença poética, a poeta (e a poesia de) Adélia Prado

Dez poemas e fragmentos de Safo

Boletim Letras 360º #648