Os desenhos de Federico García Lorca
Foi ao acaso, num nesses passeios despretensiosos pela web, que achamos um verdadeiro inventário gráfico e poético de Federico García Lorca: um conjunto de desenhos descritos pela Corinna Archer (o lugar de origem dessa descoberta) como atestado da face artística do poeta. Quem já leu parte da obra de Lorca entenderá como não seria difícil para o autor saltar da matéria verbal para a laboração visual. Sua obra é, como já lembrou a crítica, visceralmente imagética.
Sabe-se que García Lorca começou a traçar os primeiros rabiscos de caricaturas ainda na escola em Granada; era em geral aqueles desenhos mal formados que damos a criar nos intervalos de ócio das aulas ou durante a falta de apetência para determinada matéria. Eram caricaturas de professores e amigos da escola.
A partir do passatempo, talvez seduzido pela ideia de materializar o visto e o imaginado através da imagem, Lorca se dedicou ao desenho como se um ofício por toda a vida; explorou diversas possibilidades e compôs ilustrações para algumas de suas peças e poemas.
![]() |
Um dos desenhos de García Lorca, Limões. |
Quando inicia sua amizade e convívio com Salvador Dalí, por volta de 1920, quando deixa Granada para ir morar em Madri, a paixão pelas artes plásticas terá arrebatado, em definitivo o poeta e dramaturgo espanhol. Há até um poema seu de 1926 gentilmente intitulado "Ode à Salvador Dalí" que reafirma sua atração pelas artes visuais.
Da viagem realizada a Nova York que foi sua porta de entrada para outros lugares na América, ele desenvolveu trabalhos neste gênero para o poeta chileno Pablo Neruda; isso se passou na sua estadia de um semestre pela capital da Argentina. Em Buenos Aires, García Lorca foi extremamente assediado pela cena cultural, mas garantiu o tempo necessário para continuar seus desenvolvimentos pela arte da imagem.
No mesmo ano em que escreveu a referida ode para Dalí, o granadino chegou a participar de uma exposição na galeria Dalman em Barcelona, com ajuda do próprio amigo e do crítico Sebastião Gash. Pablo Picasso também havia exposto ali, em 1912. Muitos dos desenhos, apresentados em exposições ou não, foram publicados em jornais e na sua revista, Gallo.
Bom, aqui é possível apreciar uma parte desse talento. É um catálogo que preparamos com uma seleção de desenhos e pinturas feitos por Federico Lorca. São em grande parte desenhos intimistas, simbólicos e até meio surrealistas. Influências de Dalí? Numa próxima postagem falaremos melhor da relação entre o poeta e o artista plástico e sua pertinência no trabalho de Lorca desenhista.
Comentários