Dom Quixote em exposição



Dom Quixote. Litogravura de Pablo Picasso, 1955.

Uma novidade literária chama atenção nesta primeira semana de maio. Unindo o mês das rosas com a personagem cervantina, o professor João Mata, recepciona a todos com a exposição temática Quixote com Rosas. O acervo pessoal do professor e pesquisador no tema será apresentado à comunidade no próximo dia 2 e fica em cartaz até o dia 6 de maio num lugar também sugestivo - onde se respira livros e café, a livraria da Cooperativa Cultural no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A exposição coincide com a realização do I Seminário de Arte e Cultura e tem seu  acesso gratuito. Quem visitar a amostra verá uma das coleções mais valiosas do Brasil sobre Dom Quixote. Tirando a coincidência de maio ser o mês das rosas, o nome da exposição remete, segundo seu curador, à época medieval, quando, na Espanha, as pessoas iam para as ruas trocar livros e rosas. Na amostra publicações raras em vários idiomas, como livros ilustrados por Salvador Dali, Pablo Picasso e Candido Portinari, objetos, esculturas. Do artista plástico potiguar Assis Marinho, quadros sobre Quixote e de Marcelus Bob. Além desse material, uma armadura encomendada por João da Mata há mais de uma década para um artista de Brasília.

O curador recepciona o público no dia de abertura, às 11h com distribuição de rosas e livros. Por ocasião será feito ainda um curto debate sobre Miguel de Cervantes e as personagens do célebre romance, Quixote, seu fiel escudeiro Sancho Pança e a amada Dulcineia. A visitação estará aberta das 9h às 21h.

Esta exposição já teve lugar em várias escolas e eventos literários de Natal e de Mossoró. Está em cartaz desde 2002 sendo esta a seu sexto ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortázar forasteiro

Dez poetas necessários da nova literatura brasileira

Coral, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Os segredos da Senhora Wilde

Cortázar de A a Z

O que é a Literatura?, de Jean-Paul Sartre

Dez mulheres da literatura brasileira contemporânea