Postagens

Mostrando postagens de Junho 25, 2012

Preencha o formulário para participar da promoção. Se você não chegou aqui pelo Facebook, não deixe de findar sua inscrição cumprindo o restante do regulamento desta promoção.

Casa Lena Gal

Imagem
Por Pedro Fernandes



O ato não poderia passar despercebido. Recebi a notificação em minha caixa de e-mails e divulgo por aqui com grande satisfação.

A artista plástica Lena Gal, de Fenais da Ajuda, concelho Ribeira Grande, Açores, Portugal, é, como se diz, uma artista de mão cheia; ela foi quem gentilmente cedeu um de seus trabalhos para a ilustração da capa de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, meu livro que deve sair em breve. E só deixo aguçada a curiosidade: a arte desenvolvida pelo capista que preserva em sua integridade o trabalho de Lena ficou muito bacana, mas só devo postar por aqui noutra ocasião, mais oportuna.
A notificação que recebi de Lena é que agora, dia 30 de junho de 2012, pelas 19h30, ela abre uma exposição que inaugura a Casa Lena Gal, lá mesmo em Ribeira Grande. A casa, que abrirá junto ao Museu da Emigração abrigará um conjunto de trinta trabalhos oferecidos pela artista, além de uma exposição permanente com sua bibliografia, documento…

Os 60 anos de 10 dias de uma viagem que deu novos rumos à Literatura Brasileira

Imagem
Por Pedro Fernandes

Já até ensaiei por aqui os passos de curta leitura sobre literatura e viagem. Ambas têm uma proximidade bastante significativa. Não apenas se entendermos que todo livro é, por natureza, uma viagem, mas se dermos conta de que muitos livros nasceram da experiência de uma. 

O caso mais expressivo, lembrarão uns, é do escritor Jack Kerouac, quem, enquanto viajava pelo seu país, os Estados Unidos, ia dando forma à produção de seu romance mais famoso, On the road

Eu lembrarei aqui sobre José Saramago, que contratado para escrever um guia sobre o seu país, escreve Viagem a Portugal. E não será exagero dizer que tenha sido o livro e a viagem empreendida para sua composição o roteiro para elaboração de suas primeiras obras: Levantado do chão, o livro publicado no ano do Viagem é resultado da sua estadia entre os camponeses do Alentejo, Memorial do convento de uma de suas idas a Mafra, passagens de O ano da morte de Ricardo Reis de sua ida a Fátima, e os exemplos seguem-se.
A…