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O teatro do mundo (Parte 3)

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Por Felipe de Moraes  © John Nicholson Arte sem Arte (?) Vimos como pode ser sofisticada a malha de imagens que padre Antônio Vieira constrói em seus textos, servindo-se dos mais requintados e complexos artifícios retóricos que a condição de seu tempo histórico facultava praticar. Vimos como seus sermões estão moldados segundo uma ótica que além de adotar uma forma estética “culterana” e ornamentada, está imbuída de um pragmatismo que, no século XVII, podemos chamar de “modelo sacramental”. Alcir Pécora comenta da seguinte forma: “Considerado em seus termos básicos, o sermão católico que organizava a fé do Novo Mundo atinge seu apogeu ao longo do século XVII e ordena-se segundo um modelo sacramental, que supõe a projeção permanente de Deus nas formas de existência do universo criado. Aqui, não se pode interpretar o mundo nem recusando-se a sua natureza particular, nem supondo a autonomização da história face ao divino.” (PÉCORA, 2014, p. 62) Como dito anteri