Katherine Mansfield: uma mulher única numa cadeira incômoda
![Imagem](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4tf1wHxGIVtB17oJ_8sJIFgi2P2aj626oo7jkfrOTXXmihoBQ4B710J7o_TDHYFJuA3KqMvBoXxMRpttTNl8VBAYypAsDzXbVre9AkFcAiZtb8c7V02LbH7vbJrCaKKi_V5D3rOO0dLc5DmdY40i0J9cJhtEQN-9k65Zqz5uBpoD7hO2b5iXy8SQ/s16000/MARCWDW67JCBUIPD7KUQGS5KYE.jpg)
Por Verónica Boix Katherine Mansfield. Foto: Ida Baker. Fazer arte a partir da simplicidade pode ser uma das características centrais da obra da escritora Katherine Mansfield. Com poucos livros de contos, tornou-se um clássico do gênero. E fê-lo através de elementos simples, como uma pereira, uma casinha de bonecas ou um chapéu. Se suas ficções combinam o mundo doméstico e a lucidez de uma linguagem que vai ao cerne dos dilemas da condição humana, seus textos de não-ficção não ficam atrás. Ao longo de sua vida escreveu mais de cinquenta cadernos com diários, cartas e textos que abrem a pele de seu tempo à luz de um olhar atento aos mínimos detalhes da existência. Agora, Mansfield realmente escreveu seus famosos Diários , ou eles são apenas um recorte arbitrário que seu marido fez quando ela já estava morta e não podia protestar? A polêmica suscitada entre os estudiosos de sua obra, e agora retomada pelo prólogo de Sopa de ameixa ¹, um conjunto de textos, quase todo de inéditos, que