Jerzy Skolimowski e o calvário exemplar: crítica a “Eo”
![Imagem](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiur14TxaOEP5MAIUa-u0qYstm2BaFDEXPxq-oOomuiDlUlOH4C6vdGT_7sHfxEx6_Ux3BiOiO0WOp05Qof3lbkFayD2zdxtxV1w_tkXA5nHretvB-k0AF1HGsyZOjcgrvCfVx5CA00a4SYiMr88J4MBDa_GU-nlwf3aqiBlTItNPu3nnN_x71Pn7sKbg/s16000/EO-.webp)
Por Jorge Ayla Blanco Em Eo (Polônia-Itália, 2022) — intenso opus 18 do lendário polonês de 84 vigorosos anos Jerzy Skolimowski ( Barreira , 1966; Ato final , 1970; O grito , 1978), com roteiro dele e de Ewa Piaskowska —, o autoconsciente burro de circo Eo (interpretado por cinco quadrúpedes diferentes) recebe apenas carícias e beijos de sua devotada proprietária acrobata Kasandra (Sandra Drzymalska) quando é arrancado desses braços e presumivelmente libertado por ativistas contra a tortura de animais em espetáculos, mas se trata de um alarde hipócrita que deixa desamparado o choroso burrico, devolvido à condição de escravo predestinado como besta de carga, iniciando uma série de vicissitudes e deslocamentos forçados que condenam o infeliz Eo às mais sofridas ou exultantes aventuras efêmeras, sua amistosa conivência com o régio cavalo branco de um estábulo, fugas geográficas, seu esmagamento com paus mortais, sua triste reabilitação ou sua migração para a Itália, traçando um calvár