Intervalos



Bem - aos leitores ou transeuntes deste blogue deve de surgir uma indagação acerca desta coluna chamar-se de Intervalo. Explico: ela me intervém em determinados momentos de postagens do blogue, tais como: não achei nada de interessante para postar hoje (tome intervalo com alguma coisa que acho interessante, mas que não caberia num blogue em que se dedica a discutir literatura e outras formas de arte), ou quando aconteceu algum fato qualquer do meio literário ou de qualquer outro meio (e tome intervalo!), ou ainda porque tenho de viajar e não estive a preparar os posts antes da viagem... Enfim, esta coluna Intervalo é mais que o sentido lato da palavra expressa. É também uma espécie de intervalar do próprio tempo de quem aqui escreve ou ainda o abrir de valas entre uma post e outra, dada a importância do assunto. Essa explicação serve mais aos transeuntes do que aos leitores propriamente ditos deste espaço. Estes últimos, certamente, já devem ter entendido o sentido a quero dar com Intervalo. Começamos com uma notinha de happy new year, mais uma notinha política e de notinhas já completamos oito intervalos.

Pois bem, hoje abro mais um intervalo para falar da semana que se inicia. Talvez a semana mais importante para os meios literários do Estado. Uma semana que promete ser movimentada. Isso porque temos de 27 a 29 próximos o III Encontro Natalense de Escritores - evento que parece já está afixado nos grandes eventos artísticos e culturais da Capital. Apesar de não ter conseguido em muitos buracos que me meti a procura de uma programação exata desse encontro, disponibilizei aos leitores deste o blogue o corpo de informações que encontrei mais completo pela rede. Os interessados podem fazê-lo pelo link disponível na coluna Eventos.

Além disso, o grande Nobel da literatura portuguesa José Saramago estará de passagem pelo Brasil em lançamento do seu último romance, A viagem do elefante, sobre o qual já falamos aqui num outro intervalo. Isto ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 27, em São Paulo. Na véspera, o escritor português será homenageado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Pena é que quem vos fala não vai poder está presente em nenhum dos dois momentos. O primeiro porque tenho outro compromisso já assumido e não dá para fugir às responsabilidades. O bendito do compromisso inventa de cair justo no período do Encontro Natalense com Escritores. O segundo porque além do compromisso falta cachê para tal aventura. Este Intervalo abre-se nesse caso com um momento de pesar que quem vos fala passa. Mas avante! Durante esta semana, todos as posts que forem colocadas on-line darão prioridades em falar dos escritores que estarão passando pelo Evento em Natal.

*

Mais informações sobre o III Encontro Natalense de Escritores, no site Interjato (de onde retiro as informações segunites). O evento prevê a vinda de Arnaldo Antunes, Cordel do Fogo Encantado e Zeca Baleiro. Junto com as obras que serão lançadas, o Anais do II Encontro Natalense de Escritores – ocorrido em 2007 – é um dos momentos mais esperados para os organizadores. “Transcrevemos em texto as falas e iremos lançar no mesmo dia da vinda de Zuenir Ventura (dia 26 de novembro). Isso significa mais que uma edição do que um conteúdo fantástico e único, são temas exclusivos para o encontro e que possibilita jogar autores norte-rio-grandense com grandes nomes da literatura nacional, num diálogo aberto e extremamente instigante. Isso honra o talento literário local e coloca num nível de igualdade de democracia editorial nunca visto na cidade, com um agravante positivo que não é vendido, mas doado para bibliotecas, escolas e para os próprios escritores”, explica Dácio, organizador do evento.

**



Mais informações acerca da passagem do escritor José Saramago pelo Brasil, confira a seguir:

Academia Brasileira de Letras - Homenagem a Saramago
Quando - quarta-feira, 26, 17.30
Rio de Janeiro
(http://www.academia.org.br/, tel.: 21-3974-2500)

Lançamento de A Viagem do Elefante
Quando - quinta-feira, 27, às 20h30,
Onde: Sesc Pinheiros , em São Paulo, onde a atriz Sandra Corveloni lerá trechos do livro
(http://www.sescsp.org.br/, tel.: 11-3095-9400)

fonte: blogue Embaixada de Portugal no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortázar forasteiro

Dez poetas necessários da nova literatura brasileira

Coral, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Os segredos da Senhora Wilde

Cortázar de A a Z

O que é a Literatura?, de Jean-Paul Sartre

Dez mulheres da literatura brasileira contemporânea