Eventos literários em Natal e em Mossoró

Medéia. Paul Cézanne. 1882 (detalhe)


Ciclo de leituras dramáticas do NJA

Depois de divulgar por aqui o Devorando Hamlet com Clotilde Tavares, divulgo mais uma ação do Núcleo de Jovens Artistas (NJA) que terá lugar, entre os dias 28 e 29 de maio, no Instituto Câmara Cascudo (em frente à Caixa Econômica da Ribeira), na Cidade Alta. Trata-se do seu primeiro Ciclo de Leituras Dramáticas. Os eventos tem início às 17h30. Um texto contemporâneo e outro clássico serão interpretados por membros do Núcleo.

No dia 28, é a vez da peça Suíte 1, do francês Philippe Minyana e, no dia 29, Medéia, de Eurípides. Cada apresentação custa R$ 3 e a casadinha R$ 5. O “Ciclo de Leituras Dramáticas” do NJA deve acontecer a cada três meses. O intuito é promover a difusão de cultura a preços populares e formação de público, além da qualificação artística dos envolvidos, sejam eles atores ou produtores. Para cada evento, o Núcleo convida um facilitador para propor os textos clássico e contemporâneo e referências para leitura e interpretação dos mesmos, como textos, filmes, músicas, etc. Nesta edição, o facilitador escolhido por meio de votação, foi o ator, diretor e dramaturgo Henrique Fontes.

O Núcleo de Jovens Artistas é um grupo que promove discussões sobre políticas públicas culturais e sobre a cena cultural em geral. Além das assembléias semanais, o NJÁ promove eventos e atividades, como o Mapeando Grupos e Artistas do RN, oficinas para a comunidade e o próprio Ciclo de Leituras Dramáticas.

**

Estive, quando fui mossoroense por quatro anos, algumas vezes acompanhando as discussões do Grupo de Estudos da Complexidade do professor Ailton Siqueira, da Faculdade de Ciências Sociais, na Universidade do Estado do Rio Grande. De alguns desses momentos relembro do Encontro com autores: sempre em dado dia do mês traz para a roda do grupo e da comunidade acadêmica algum nome para falar de uma obra ou de um autor. Da época, relembro a lúcida fala do professor e poeta Leontino Filho sobre o escritor Raduan Nassar, um dos raros momentos que pude acompanhar.

Pois agora, dia 28 de maio, a partir das 17h, na Poty Livros do Centro de Mossoró (vizinha ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado) quem estará no centro da discussão será o escritor Clauder Arcanjo, autor do já comentado neste espaço, Lápis nas veias. Certamente, vale a pena sintonizar por lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574