Ouvir Moby Dick




Moby Dick é, sem dúvida, uma das maiores obras da literatura norte-americana, em todos os sentidos. E a dimensão do romance será uma das coisas que faz a obra ser pouco lida, pelo menos na íntegra, já que os dias de hoje estão para as narrativas breves.

No entanto, se você está adiando a obra-prima de Melville desde que se esquivou da leitura na faculdade, talvez você esteja com sorte, só talvez; é que o autor Philip Hoare e artista Angela Cockayne criaram juntos “Moby-Dcik Big Read”, um projeto incrível e ambicioso que quer levar o romance para as massas. E aí, se você entende bem o inglês, está feito.

Para o projeto, figuras famosas como Tilda Swinton, John Waters, Miéville China, Cumberbatch Bento e até mesmo primeiro-ministro britânico David Cameron vão ler as seções do livro em voz alta para ser publicado on-line, criando um audiobook. O projeto vai postar um novo capítulo por dia – e pode desde já ser o seu novo ritual matinal para os próximos 135 dias – juntamente com obras de arte complementares e a partir de uma variedade de artistas contemporâneos. 

Não podemos pensar de uma forma mais indolor (ou mais emocionante) para ler um clássico. Ou melhor, para ouvir um clássico. “Moby-Dick Big Read” já tem on-line o primeiro capítulo, lido por Tilda Swinton e com arte por Marcus Harvey. Basta ir por aqui.

*

Não é a primeira vez que obras de grande porte são transferida para outros espaços. Lembra quando comentamos aqui do projeto de transformar o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes em leitura em vídeo no Youtube?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da Senhora Wilde

Sophia de Mello Breyner Andresen, “um tumulto de clarão e sombra”

Um tesouro chamado Yasunari Kawabata

Machos nus: Walt Whitman, José Martí e Thomas Eakins

Philip Roth, agora mesmo começam outros círculos

Manual de instruções para ler Lolita

Boletim Letras 360º #272

O fracasso de escrever

Andorinha, andorinha, de Manuel Bandeira

Elena Ferrante, a leitora