Ouvir Moby Dick




Moby Dick, de Herman Melville, é sem dúvida uma das maiores obras da literatura norte-americana, em amplo sentido. E a dimensão do romance será uma das coisas que faz a obra ser pouco lida, pelo menos na íntegra, já que os dias de agora parece que estão para as narrativas breves.

No entanto, se você está adiando a obra-prima de Melville desde que se esquivou da leitura na faculdade, talvez esteja com sorte, só talvez; é que o escritor Philip Hoare e artista Angela Cockayne criaram juntos “Moby-Dcik Big Read”, um projeto incrível e ambicioso que quer levar o romance para as massas. E aí, se você entende bem o inglês, está feito.

Para o projeto, figuras famosas como Tilda Swinton, John Waters, Miéville China, Benedict Cumberbatch e até mesmo primeiro-ministro britânico David Cameron lerão as seções do livro em voz alta com vistas à transmissão online, criando um audiobook. 

O projeto publicará um novo capítulo por dia – e pode desde já ser o seu novo ritual matinal para os próximos 135 dias – juntamente com obras de arte complementares e a partir de uma variedade de artistas contemporâneos. 

Não podemos pensar de uma forma mais indolor (ou mais emocionante) para acessar o livro de Melville. “Moby-Dick Big Read” já tem online o primeiro capítulo, lido por Tilda Swinton e com arte por Marcus Harvey. Basta ir por aqui.

*

Não é a primeira vez que obras de grande porte são transferidas para outros espaços. Lembra quando comentamos aqui do projeto de transformar o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes em leitura em vídeo no YouTube?




Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

11 Livros que são quase pornografia

Sátántangó, de László Krasznahorkai

Boletim Letras 360º #660

László Krasznahorkai um trapaceiro da ficção

Boletim Letras 360º #642

Dez poemas e fragmentos de Safo