Ouvir Moby Dick




Moby Dick, de Herman Melville, é sem dúvida uma das maiores obras da literatura norte-americana, em amplo sentido. E a dimensão do romance será uma das coisas que faz a obra ser pouco lida, pelo menos na íntegra, já que os dias de agora parece que estão para as narrativas breves.

No entanto, se você está adiando a obra-prima de Melville desde que se esquivou da leitura na faculdade, talvez esteja com sorte, só talvez; é que o escritor Philip Hoare e artista Angela Cockayne criaram juntos “Moby-Dcik Big Read”, um projeto incrível e ambicioso que quer levar o romance para as massas. E aí, se você entende bem o inglês, está feito.

Para o projeto, figuras famosas como Tilda Swinton, John Waters, Miéville China, Benedict Cumberbatch e até mesmo primeiro-ministro britânico David Cameron lerão as seções do livro em voz alta com vistas à transmissão online, criando um audiobook. 

O projeto publicará um novo capítulo por dia – e pode desde já ser o seu novo ritual matinal para os próximos 135 dias – juntamente com obras de arte complementares e a partir de uma variedade de artistas contemporâneos. 

Não podemos pensar de uma forma mais indolor (ou mais emocionante) para acessar o livro de Melville. “Moby-Dick Big Read” já tem online o primeiro capítulo, lido por Tilda Swinton e com arte por Marcus Harvey. Basta ir por aqui.

*

Não é a primeira vez que obras de grande porte são transferidas para outros espaços. Lembra quando comentamos aqui do projeto de transformar o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes em leitura em vídeo no YouTube?




Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #593

Boletim Letras 360º #592

“O cortiço” como expositor das mazelas e injustiças sociais

O visitante, de Osman Lins

Boletim Letras 360º #587

Boletim Letras 360º #586