Boletim Letras 360º #50

Pablo Picasso com seu filho. Fotografia integra coleção de Robert Capa recém descoberta e exposta nos Estados Unidos. Mais detalhes sobre o fotógrafo, as imagens e a exposição ao longo deste boletim.


Entramos na reta final para a nossa primeira promoção de 2014 que brindará os leitores com exemplares de Poesia completa, de Manoel de Barros – a rica e bela edição da LeYa refeita recentemente com toda obra do poeta mais inéditos. O sorteio é já dia 07 de fevereiro. Enquanto esta data não chega, chegamos, isso sim, à metade de uma centena de boletins como estes, invenção nossa em meados de 2013 como resposta às limitações impostas pelo Facebook ao contato integral dos usuários da rede social com aquilo que nela circula, ou mesmo porque nem todo mundo é ainda esse ser virtual que está a postos acompanhando tudo o que se passa na web. No BO Letras 360º reunimos tudo o que foi destaque em nossa página no Facebook.

Segunda-feira, 27/02

>>> Itália: Um projeto encantador! Dar vida a várias pinturas clássicas

Já havíamos partilhado por aqui certa vez sobre uma ‘animação’ da obra de Vicent Van Gogh. Pois bem, neste vídeo, vocês verão algo semelhante: o diretor italiano Rino Stefano Tagliafierro leva "uma série de imagens bem selecionadas a partir da tradição de beleza pictórica" e usa o "fogo de invenção digital" para animar sentimentos perdidos em telas imóveis. No vídeo, você vai ver obras de Caravaggio, Vermeer, Rubens e outros colocadas em movimento. Uma completa lista das pinturas incluídas no vídeo pode ser encontrado aqui. O vídeo de apresentação do trabalho de Tagliafierro.

>>> Brasil: Um conto por semana

Se há um gênero que é para ter uma alta aceitação em território dos digitais é o conto. De olho nessa possibilidade, a e-galáxia prepara uma volumosa coleção de contos a sair a partir do dia 3 de fevereiro. Coordenada pelo escritor Carlos Henrique Schroeder a coleção terá textos inéditos de contistas brasileiros contemporâneos e traduções diretas de clássicos como Hjalmar Söderberg e Virginia Woolf. Abre a coleção José Luiz Passos com o título "Averrós". Sairá um título por semana e cada texto será vendido pela bagatela de R$ 1,99. Além do texto de José Luiz, já está na agulha, "Penélope", de André de Leones, "Lígia", de Victor Heringer, "Uma no mercado", de Sérgio Fantini, "Xodó", de Marcelo Moutinho, "Não vou falar sobre isto", de Luci Collin, "Senhoras da noite", de Miguel Sanches Neto, "Prazer", de Bolívar Torres, "Sui generis", de Sérgio Tavares, "Matar", de Hjalmar Söderberg, com tradução de Luciano Dutra.

>>> Portugal: O novo romance de António Lobo Antunes

Tem por título Caminho como uma casa em chamas e será editado em Portugal pelas Publicações Dom Quixote em outubro.  Recentemente, o escritor recebeu em Udine, na Itália, o Prêmio Nonino Internacional. O júri do prêmio foi presidido pelo escritor britânico e Prêmio Nobel V.S. Naipaul, o cientista português António Damásio, o ensaísta francês Edgar Morin, o historiador francês Emmanuel Le Roy Ladurie e o encenador inglês Peter Brook. Entre os nomes que já receberam o Nonino estão Jorge Amado, Álvaro Mutis, V.S. Naipul, Amin Maalouf, Mo Yan, John Banville, William Trevor, Javier Marias, Siegrief Lenz, Adonis e o antropólogo e ensaísta francês Claude Lévi-Srauss.


Terça-feira, 28/01

>>> Brasil: Está on-line mais uma edição do caderno-revista 7faces

O oitavo número do periódico chegou on-line no dia 27 de janeiro. E traz homenagem ao poeta Vinícius de Moraes. Dissertam sobre a obra e o poeta Adriana Borges, Daniel Gil, Ana Carolina Machado Diniz,Bruno Santos Pereira da Silva e Vinicius de Carvalho Serafim. A edição traz ainda poemas de Nina Rizzi, Tâmara Abdulhamid, Mario Filipe Calvanti, Calila das Mercês, Cristiana Cangussú, Mauricio Duarte, Edson Bueno de Camargo, Léo Prudêncio, Guilherme Dearo, Luiz Otávio Oliani, Nuno Brito e Rui Tinoco. Para acessar o material basta ir aqui.

>>> Brasil: Sai este ano uma edição luxuosa de Os sertões, de Euclides da Cunha

A definitiva, segundo nota da Cosac Naify, a editora que fará a reedição do texto apresentado por Walnice Nogueira Galvão em 1985. A edição crítica do clássico de Euclides da Cunha chega até o final do ano com fotografias de Flávio de Barros que também acompanhou a Guerra de Canudos na época.

>>> Brasil: Salvador Dalí tropical

Depois do êxito das exposições celebradas em Paris e Madrid, a obra do pintor Salvador Dalí chega ao Brasil para duas exposições. A primeira será inaugurada em finais de maio no Museu de Arte de São Paulo (MASP), e depois segue para o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. A exposição é coordenada pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, a Fundação Gala-Salvador Dalí de Figueres e o Dali Museum de São Petersburgo, na Florida. Todas as exposições até hoje realizadas bateram recordes de visitação.


Quarta-feira, 29/01

>>> Brasil: Inédito de Heinrich Heine tem tradução

Viagem ao Harz, do poeta alemão Heinrich Heine será publicado pela Editora 34 ainda neste primeiro semestre. Trata-se da primeira parte de seus célebres “Reisebilder” (Quadros de viagem), inéditos no Brasil. Publicada em 1826, a Viagem inclui poemas, reflexões sobre vida, arte e política, relatos de sonhos e descrições de paisagens, lugares e pessoas. A edição brasileira, traduzida por Mauricio Mendonça Cardozo, inclui o prefácio de Heine à edição francesa de suas obras, um estudo de Sandra M. Stroparo e o ensaio de Théophile Gautier sobre o poeta alemão.


>>> Brasil: Dalton Trevisan terá contos editados pela Arte & Letra

comentamos no blogsobre o belo trabalho da Arte & Letra com a produção de livros artesanais. Pois bem, anotem mais essa: depois de Cristovão Tezza e Luiz Ruffato Dalton Trevisan é outro nome que terá edições este ano no formato artesanal. Todo processo manual para tiragens de 200 exemplares apenas. Aproveitando a notícia, outro autor que será publicado pela Arte & Letra é Cezar Tripadalli com o romance inédito O beijo de Schiller.


Quinta-feira, 30/01

>>> Estados Unidos: Pablo Picasso em cores

Uma centena de imagens desconhecidas do famoso fotógrafo Robert Capa, também um dos mais respeitados fotoperiodistas do século XX vêm a lume numa exposição aberta no Centro Internacional de Fotografia de Nova York. São imagens produzidas durante o período da Guerra Civil e que estiveram por décadas desaparecidas. Nas imagens, escritores, pintores, modelos, atrizes. Depois da Guerra na Espanha, Capa cobriu a resistência chinesa à invasão japonesa (1938), a II Guerra Mundial (em Itália, Inglaterra, França e Alemanha), a Guerra de Israel pela independência e outros grandes acontecimentos da história. Em 1947 viajou a União Soviética com o escritor John Steinbeck. O destaque nessas produções são as imagens em cores usadas por ele desde 1941, como a imagem de Pablo Picasso com seu filho na França (FOTO).

>>> Brasil: Um ilustre desconhecido – o primeiro convidado da FLIP e seu primeiro romance no Brasil

Publicado em 34 idiomas e tido como grande voz de sua geração, o israelense Etgar Keret terá em junho, pela primeira vez, um livro editado no Brasil. Etgar é atração confirmada da Flip 2014 e o seu livro deve chegra pouco antes do evento em Paraty: De repente, uma batida na porta, título provisório em português sai pela Editora Rocco em junho.


Sexta-feira, 31/01

>>> Portugal: Para sentir o sabor de ter em mãos novas incursões da escrita saramaguiana

O texto do que seria um romance de José Saramago, Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, será editado em Portugal antes do verão pela Porto Editora, que passa a publicar as obras do Nobel da Literatura. O romance estava sendo escrito quando veio a morte do escritor. Há alguns dias, os responsáveis pela obra de Saramago declinaram a longa estadia do escritor na Editorial Caminho, do Grupo LeYa.

>>> Estados Unidos: A primeira capa de livro em 3D

Os amantes do livro-objeto têm a disposição o primeiro livro com capa em 3D. Trata-se de uma nova aventura da editora Riverhead, que prepara uma campanha para o novo livro do coreano Chang-rae Lee, On such a full sea. A proposta é recriar já na arte de divulgação a atmosfera futurista do romance de Lee, que está encantado com a ideia. A versão é limitada – com 200 exemplares –, estará disponível num preço bem salgado, US$150,00. Cada uma destas caixas levou 15 horas a ser fabricada, sendo que alguns protótipos chegaram até 30 horas. Helen Yentus é o designer da ideia.

>>> Argentina: Vinicius saravá

É este o título de uma exposição em cartaz até meados de fevereiro no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. A mostra é uma proposta de Marta Santamaría, que esteve com Vinicius de Moraes. Ao todo são cerca de 200 imagens como estas da postagem que integram o arquivo pessoal de Santamaría e do fotógrafo Gianni Mestichelli. No Tumblr do Letras reunimos algumas das fotografiaspresentes nesta exposição.

..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima

Seis poemas-canções de Zeca Afonso