Boletim Letras 360 #62

Mario Quintana e as muitas andanças por quartos de hotel. Foto de Dulce Helfer. Veja mais notícias sobre as fotos de Helfer ao longo deste boletim.

Semana de possível estreia. Semana de intenso movimento no blog Letras in.verso e re.verso. Isso aqui vai, camaradas, de vento em popa. Só temos, nada mais a dizer além do que já dissemos, obrigado a todos que contribuem para o alargamento dessas fronteiras. Uma pausa por aqui, só por um fim de semana, como de costume, mas nos bastidores é tudo agitação: preparação de material para a semana que vem e, claro, conteúdo em constante atualização em nossas redes sociais. Para não perder cada lance vale acompanhar-nos clicando nos links no fim deste boletim. E, falando em redes sociais, vamos ao que foi notícia em nossa página no Facebook? Olhem só:


Segunda-feira, 05/05

>>> Portugal: Jogar baralho Fernando Pessoa

São 53 cartas de baralho com excertos de poemas, baseadas em fotogramas criados expressamente para o efeito, incluindo respectivos joker e um folheto informativo sobre a vida, os heterônimos e a importância literária de Fernando Pessoa. Apesar de estas cartas se destinarem simplesmente a jogar, os textos referentes a cada naipe foram escolhidos com base no significado dos arcanos menores do tarô, o que as transforma, também, em objeto de meditação. Desenvolvido pelo designer Pedro Baptista, o baralho tem edição limitada a 5.500 maços sendo: 3.500 em português, 1.000 em inglês e 1.000 em espanhol. Se você ficou interessado, pode comprar na loja Apenas Livros, em Lisboa.

>>> Brasil: Beowulf com tradução e comentários de J. R. R. Tolkien foi anunciado para breve no Brasil

Tem algum tempo que noticiamos por aqui sobre a publicação inédita a sair na Inglaterra neste mês. Aos fãs brasileiros, eis a confirmação: Beowulf vai ser publicado pela editora Martins Fontes. A obra, concluída em 1926, é uma releitura de um poema épico do século 11. Inédita até hoje, o poema que serviu de inspiração para O senhor dos anéis narra as aventuras de Beowulf, herói que ajuda o rei dinamarquês a livrar seu povoado de Grendel, um terrível monstro.


Terça-feira, 06/05

>>> Inglaterra: A BBC anuncia a readaptação de uma série de romances clássicos do século XX

Tem já 21 anos que a BBC fez uma adaptação para O amante de Lady Chatterley. A obra de D. H. Lawrence está entre uma das primeiras a ser adaptada pelo novo projeto da emissora inglesa.  Além deste título, recebem adaptação O mensageiro, de L. P. Hartley, Cider com Rose, de Laurie Lee, e An Inspector Calls, de J B Priestley – todos clássicos que assinalam épocas diversas em que a Inglaterra estava à beira de grandes mudanças socioculturais na Inglaterra.

>>> Brasil: Infantil de e. e. cummings será publicado em breve

Pela Cosac Naify. 4 contos sai com tradução de Claudio Alves Marcondes e ilustrações de Eloar Guazzelli, artista que já produziu trabalhos para outras publicações da editora, como Um dia de chuva, de Eça de Queirós. A obra é o único título de literatura infantil produzido por e. e. cummings. Publicado pela primeira vez em 1965 como Fairy tales, traz os contos "O velho que perguntava 'por quê'?, "A casa que comeu torta de mosquito" e "A menininha chamada Eu", escritos para sua filha por volta de 1924, e "O elefante e a borboleta", escrito para o neto.

>>> Brasil: Exposição assinala a passagem dos 20 anos sem Mario Quintana

Organizada pela Casa de Cultura Mario Quintana a exposição "Saudade: 20 anos sem Mario Quintana" reúne uma seleção de poemas, fotos, manuscritos e textos, alguns deles publicados no antigo Caderno H do jornal Correio do Povo. A mostra proporciona o contato com imagens e excertos consagrados da obra do poeta e, também, com documentos menos conhecidos, que são testemunho de momentos característicos do cotidiano simples de Quintana, notabilizado por suas caminhadas pela Rua da Praia. Essa é a primeira exposição elaborada a partir de uma seleção de itens do Acervo do poeta após um longo período de tempo e é um dos primeiros resultados da revitalização desse material. A mostra segue até 30 de julho, data de aniversário do poeta. Mais informações, aqui.


Quarta-feira, 07/05

>>> Portugal: Ficaram inéditos por vir de Vasco Graça Moura

Ainda neste mês sai em Portugal uma nova tradução de Rainer Maria Rilke, um dos seus poetas prediletos do poeta. Depois, Retratos de Camões – um ensaio sobre os quadros que retratam o poeta renascentista português e ao qual Vasco Graça Moura se dedicou nos últimos meses de vida e que acrescentarão coisas novas ao que se sabe sobre a vida do autor de Os lusíadas.

>>> Brasil: Novo trabalho de Adriana Calcanhotto apresenta a forma diversa do Haikai brasileiro

Para o próximo semestre, ela deve aportar com mais uma antologia produzida por Adriana Calcanhotto: Haicai do Brasil (Edições de Janeiro), reúne poemas do gênero produzidos por nomes como Érico Veríssimo, Mario Quintana, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, Millôr Fernandes, Glauco Mattoso, Décio Pignatari, Afrânio Peixoto e Monteiro Lobato. Mais que compilar essa produção, o livro identifica uma forma brasileira de fazer haicais. Ainda no universo literário, Adriana retorna ao lado da professora Cleonice Berardinelli para um recital com poemas de Mário de Sá Carneiro, agora, no Real Gabinete Português de Leitura. Isso no mês de julho.

>>> Brasil: Mais uma leva de digitais on-line

Chegou esta semana mais 57 títulos, todos produções acadêmicas da Unesp, que ficarão disponíveis para aquisição gratuita na web. Os títulos integram o selo Cultura Acadêmica que, desde o lançamento em 2010, já totaliza quase três centenas de obras.

>>> Brasil: Paulo Leminski para crianças

A Companhia das Letras apresenta O bicho alfabeto. Selecionados a partir do livro Toda poesia e com ilustrações de Ziraldo, o livro apresenta vinte e seis poemas que convidam o pequeno leitor a um passeio surpreendente pela natureza, pelo humor e pela linguagem.

>>> Brasil: Mario Quintana on-line

O Acervo Mario Quintana, sob a gestão do Centro Cultural Mario Quintana é constituído por mais de 400 documentos, entre fotografias, caricaturas, manuscritos e outros documentos. Sob os cuidados do Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura toda essa coleção passa atualmente por um processo de inventário e digitalização para ser posteriormente ser disponibilizada ao público.

>>> Estados Unidos: Peter Pan para o cinema

Joe Wright está dirigindo Pan, uma nova versão para o cinema do clássico personagem Peter Pan, de J. M. Barrie. O filme deve ser lançado até 2015 e promete ser a mais fiel de todas as adaptações da obra. O diretor já tem no currículo algumas incursões pela seara da adaptação da literatura para o cinema como a leitura de Anna Kariênina.


Quinta-feira, 08/05

>>> Brasil: Três vezes Tatiana Belinky

A Editora 34 publica três livros de poemas infantis de Tatiana Belinky: Ora, pílulas!, com ilustrações de Veridiana Scarpelli; O livro das quadrinhas com traços de Yara Kono; e Limeriques estapafúrdios, título ilustrado pela portuguesa Catarina Sobral, premiada recentemente na Feira do Livro Infantil de Bolonha. A seleção dos poemas foi feita por Belinky pouco antes de morrer no ano passado. A escritora deixou vários textos inéditos que devem ser publicados nos próximos anos.

>>> Estados Unidos: Comemorações pelo aniversário de Thomas Pynchon

O autor estadunidense fez aniversário neste dia 08; na data, duas novidades: o mais recente, Bleeding Edge (sobre o qual comentamos aqui) está nos planos de futuros lançamentos da Companhia das Letras ainda sem data prevista. Mas, para comemorar mundialmente o aniversário do escritor o blog Pynchon in Public Day pede que os leitores coloquem o nome de Pynchon em circulação espalhando evidências públicas de que sua obra está entre nós. Vale tudo: desde colocar o trecho de algum livro, um vídeo, desenho ou uma foto no seu blog, Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer rede social de sua preferência até organizar debates, encontros e rodas de leitura. O importante é espalhar Pynchon e seu universo por aí. A celebração já dura nove anos. Pynchon tem publicado oito livros e completou 77 anos.

>>> Brasil: Depois de polêmica, biografia de Paulo Leminski será publicada

Quem tomou a atitude foi a Geração Editorial. Escrita por Domingos Pellegrini, o texto esteve no centro de uma longa discussão com a família do poeta Best-Seller. Na época, o texto de Pellegrini chegou a cair na web por conta própria do autor. E todo esse burburinho, estivemos acompanhando por aqui e o livro ora publicado faz questão de deixar claro para o leitor os dois lados da querela. Minhas memórias de Leminski conta a história de quase duas décadas de amizade entre os dois escritores.


Sexta-feira, 09/05

>>> Brasil: Poderemos ganhar residência para receber autores ameaçados

A Cidade do México é por enquanto a única cidade latino-americana a fazer parte da Rede Internacional de Cidades de Refúgio, uma ONG sediada na Noruega que oferece casas para escritores perseguidos em seus países em mais de 40 cidades do mundo, principalmente nos países escandinavos. Por enquanto, está em estudo a Casa Brasileira de Refúgio, organização que vai articular a criação de residências para artistas em cidades brasileiras. Quem está à frente do projeto no Brasil é a francesa Sylvie Debs, professora da Universidade de Estrasburgo, e o escritor e presidente do PEN Club do Brasil, Cláudio Aguiar. Sylvie tem uma relação de longa data com o país: é estudiosa do cinema e da literatura nacional e trabalhou, de 2006 a 2010, como adida cultural da França em Belo Horizonte. Foi após deixar a capital mineira e assumir um posto semelhante na Cidade do México, onde ficou até 2013, que ela acompanhou de perto o trabalho da ONG por lá. Olinda, Teresina e Ouro Preto estão na lista como as primeiras cidades que poderão receber sedes da CBR.

>>> Itália: As primeiras formas e ferramentas de leitura

“A biblioteca infinita: o lugar do saber do mundo antigo" é o nome de uma grande exposição que acontece até a primeira semana de outubro no coliseu romano. São 120 estátuas, afrescos de Pompeia, relevos, algumas ferramentas e os meios de comunicação por escrito que documentam a evolução dos livros e da leitura no mundo greco-romano ao final da época helenística. Os objetos provém de importantes escavações arqueológicas.

>>> Brasil: Litogravuras para Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto ganham exposição

Os trabalhos são de Liliane Dardot. Intitulada "Imagem palavra em Morte e vida severina" a exposição exibe dez litogravuras, além de dois exemplares originais dos livros.  O projeto teve início em 1984, quando a artista foi convidada a criar imagens exclusivas para o relançamento da obra do poeta para uma edição de luxo. Atualmente, as obras pertencem ao acervo do Centro de Memória Bunge. Mais informações aqui.  

20 ANOS SEM MARIO QUINTANA

1. Mario Quintana: manuscritos e fotografias

A fotógrafa Dulce Helfer revirou arquivos e antigos negativos para reunir imagens registradas ao longo de mais de 10 anos de convívio com Quintana. Muitas fotos apareceram numa das belas edições dos Cadernos de Literatura Brasileira, do Instituto Moreira Salles. No Tumblr do Letras 5 dessas imagens mais fotocópia de 4 manuscritos do poeta.

2. Ouvir Mario Quintana

Para lembrar o poeta gaúcho, nos 20 anos de sua morte, a Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, selecionou 14 poemas lidos por ele mesmo, extraídos do disco Antologia poética de Mario Quintana. Vale a pena ouvir.


3. No Letras in.verso e re.verso,  André Bolívar, numa crônica emocionante relembra o encontro que teve com Quintana.

 ..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574