Boletim Letras 360º #70


Os minilivros dos irmãos Brontë. Saiba mais sobre essas raridades ao longo deste Boletim. Foto: Universidade de Havard


Alcançamos 70 Boletins e incontáveis novidades que já circularam por aqui: lançamentos, curiosidades, eventos, raridades, enfim, alguns dos principais acontecimentos em torno do tema literatura, artes e comportamento, dentro e fora do Brasil. O BO Letras 360º foi criado com o intuito de reunir num só espaço as publicações que circulam na página do blog no Facebook – nem sempre vistas pelos leitores. O propósito se mantém e o sucesso só cresce.


Segunda-feira, 30/06

>>> Mauritânia: As bibliotecas perdidas de Chinguetti 

Ela já foi conhecida como sétima cidade sagrada do Islã. Também foi chamada de "Cidade de Bibliotecas" e de casa para a elite cultural da África Ocidental. Agora Chinguetti está em processo de ser engolida em sua totalidade pelo deserto e irá desaparecer em poucas gerações. Por lá, ainda há uma leva de bibliotecas com milhares de livros raros, incluindo manuscritos islâmicos importantes sobre religião, ciência e literatura. Apesar de declarada Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, a torcida é que um exército de preservadores entre já a caminho de salvar essas bibliotecas.

>>> Brasil: A obra de Thomas Mann começa a ser reeditada em 2015

E pela Companhia das Letras. Um dos principais nomes da literatura do século XX de quem alguns títulos andam fora de catálogo no Brasil, recebe novo fôlego. A montanha mágica, Morte em Veneza, Tonio Kröger, Doutor Fausto e As confissões de Felix Krull serão reeditadas a partir de 2015. Além disso, a editora planeja trazer uma coletânea de contos do Prêmio Nobel de Literatura de 1929. Enquanto isso, parte da produção ensaística é editada por aqui pela Zahar.

>>> Brasil: Nova biografia sobre Carlos Drummond de Andrade

Está prometida para 2017. E é escrita por Humberto Werneck quem está começando as pesquisas para a obra encomendada pela Companhia das Letras; Werneck é autor de perfil de Chico Buarque, da biografia de Jaime Ovalle e de O desatino da rapaziada – jornalistas e escritores em Minas Gerais (1920-1970), do qual o poeta é um dos personagens.


Terça-feira, 01/07

>>> Brasil: Gabriel García Márquez em quadrinhos

Já havíamos comentado por aqui sobre a publicação na Colômbia de uma HQ que conta a vida extraordinária de Gabriel García Márquez. A obra recebe tradução inédita para o Brasil pela Editora Veneta. Gabo, memórias de uma vida mágica narra a infância em Arataca, a vida de estudante em meio aos tumultos políticos da Colômbia, o envolvimento com a Revolução Cubana, a criação do clássico Cem Anos de Solidão, o Prêmio Nobel em 1982. Enfim, um apanhado sobre os acontecimentos da vida de um dos mais importantes autores latino-americanos contada.

>>> Brasil: Federico García Lorca em O divã do Tamarit

Publicado postumamente e escrito entre 1931 e 1935, em sua maior parte na propriedade da família de Federico García Lorca, O divã do Tamarit ganha uma edição pelo selo Biblioteca Azul da Globo Livros. A tradução é de Josely Vianna Baptista com prefácio de Emilio García Gómez. Lorca, diz ele, escreveu os poemas como forma de homenagear os antigos poetas granadinos (“divã” vem a ser justamente uma coletânea de gazéis e casidas) e a própria cidade, onipresente nos escritos. Não poderia haver homenagem maior do que reafirmar a própria voz a partir de uma tradição poética tão rica.

>>> Brasil: Da Literatura para as artes plásticas

É isto um homem?, título de Primo Levi, é tema para uma instalação organizada por Nuno Ramos para a abertura do Museu da Imigração em São Paulo. A pergunta que sustenta a obra estabelece uma experiência limite e uma das maiores atrocidades do século XX. A Shoah é onde esse eterno outro identificado como estrangeiro perdeu o estatuto de humano, em uma comparação que tem suas fraturas da linguagem e suas implicações políticas.


Quarta-feira, 02/07

>>> Brasil: Um documentário sobre Torquato Neto 

A previsão de estreia é para 2015. O filme deverá percorrer não apenas a cena poética – obra toda publicada postumamente e hoje fora de catálogo – e sobre algumas lacunas sobre a atuação de Torquato por algumas cenas da cultura brasileira, como sua participação na Tropicália. Tem interesse ainda em visitar, através de depoimentos de amigos, sobre a temporada que o poeta passou em Londres e Paris, quando conviveu com o grupo Exploding Galaxy.

>>> Brasil: A mais recente biografia de John Updike será publicada por aqui

Escolhida como o livro do ano, Updike, de Adam Begley, virá a lume em 2015 pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros. A obra traz um olhar sincero, íntimo, e ricamente detalhado sobre a vida e a obra de uma das figuras mais celebradas da literatura estadunidense.


Quinta-feira, 03/07

>>> Noruega: Karl Ove Knausgård e a Copa do Mundo

O norueguês prepara para setembro um livro sobre a Copa, ainda sem título. A narrativa é escrita do ponto de vista de quem a está acompanhando de longe, pela TV, enquanto troca cartas com um amigo que está no Brasil. O livro marca o retorno de Knausgård à escrita após o sucesso dos seis volumes de Minha Luta que, só em seu país de origem, já vendeu mais de 500 mil exemplares.


>>> Estados Unidos: Os minilivros dos irmãos Brontë

Quando Charlotte Brontë tinha treze anos e seu irmão, Branwell, doze, eles projetaram e escreveram uma série de pequenos livros: Medindo menos de uma por duas polegadas, os livros eram feitos de pedaços de papel e construídos à mão. Apesar do tamanho diminuto, os livros continham grandes aventuras, escritas num roteiro cuidadoso. A rara coleção pertence a Universidade de Harvard.


Sexta-feira, 04/07

>>> Brasil: Chega às livrarias quatro títulos fundamentais da recente literatura em língua inglesa

Jhumpa Lahiri (1967) nasceu em Londres mas cresceu em Rhode Island, nos Estados Unidos. Filha de pais de origem indiana, a autora busca em seus livros um diálogo entre todas as culturas das quais faz parte e promove uma interessante contribuição a um dos temas de maior importância à nossa contemporaneidade: as geografias do sociocultural. É autora de Intérprete de males, que lhe rendeu o Pulitzer de melhor livro de ficção em 2000, e de O xará (2003) e Aguapés finalista do Man Booker Prizer e do National Book Award de 2013. A neozeolandesa Eleanor Catton (1985) nasceu no Canadá, durante a residência que seu pai fez para doutoramento, mas passou a maior parte da vida na Nova Zelândia. Fez mestrado em Escrita Criativa pela universidade de Victoria, em Wellington, e foi bolsista do Iowa Writers Workshop. Seus livros foram muito bem recebidos pela crítica internacional, que a considera um dos grandes novos talentos literários de sua geração. Seu romance Os luminares foi um dos fizeram história no último Man Booker Prize: sua autora foi a mais jovem a receber o prêmio.  Todos os livros aqui citados estão sendo apresentados no Brasil pelo Selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

>>> Brasil: Romance de estreia de John Scalzi será publicado em 2015

A Editora Aleph – nome que se destaca no mercado literário nacional pelas publicações de ficção científica –  anuncia que para 2015 trará Old man’s war, o romance de estreia de John Scalzi. Bastante popular entre os leitores do gênero este é o volume de uma série. que até o momento tem já publicados mais sete livros.

>>> Inglaterra: Uma entrevista com Aldous Huxley

Na esteira das edições recentes que a Globo Livros tem publicado de Aldous Huxley, aqui fica o registro de uma entrevista dada pelo autor de Admirável mundo novo a Mike Wallace, em 1958 (está indexada em nosso canal no Youtube). Dividida em três partes, eis os links para assistir: Parte 1; Parte 2; e Parte 3. No Letras, há notas sobre Admirável mundo novo


..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574