A angústia de Kafka


Por Alfredo Bryce Echenique

Ilustração de Luiz Scalfati


Acostumamo-nos a descrever como kafkianas certas situações inexplicáveis ​​que nos surpreendem muito e que parecem ser o produto da fantasia e não da realidade. O jovem Franz Kafka não imaginava, quando, no leito de morte, confiou a seu amigo Max Brod que queimasse todos os seus escritos, que suas obras se tornariam um verdadeiro mito da literatura universal.

A verdade é que, até recentemente, Kafka era um autor silenciado e proibido em certos países. Na Alemanha, não foi divulgado até depois da Segunda Guerra Mundial; algo semelhante aconteceu em seu país, a antiga Tchecoslováquia e em outros estados da Europa Oriental. No entanto, a força e a dimensão de seu trabalho conseguiram unanimemente interessar os críticos e a maioria dos artistas dos séculos XX e XXI: escritores, pintores, músicos, diretores de cinema etc.

Quando a tuberculose acabou com a vida frágil do escritor, ele tinha apenas 41 anos e seus trabalhos mais importantes, exceto A metamorfose (1915), continuaram inéditos. O tcheco era inseguro e sempre relutava em entregar seus escritos à publicação. É por isso que duas de suas principais novelas, O processo e O castelo, só puderam ser publicados após sua morte, em 1925 e 1926, respectivamente. Além disso, o primeiro, uma obra-prima, é um romance inacabado, encomendado por Max Brod.

Kafka nasceu em uma família de comerciantes judeus de língua alemã. A comunidade judaica de língua alemã era uma minoria em Praga e estava em claro declínio contra a ascensão majoritária dos eslavos. Para os tchecos eles eram alemães e para os alemães eles eram judeus. Essas circunstâncias, juntamente com o mal-entendido dos pais, promoveram um sentimento de auto-exílio e insegurança que acompanhou Kafka ao longo de sua vida. Ele estudou Direito e trabalhou em uma companhia de seguros, uma tarefa que lhe deu tempo para se dedicar à literatura, sua verdadeira paixão e um importante suporte terapêutico. Rejeitou o casamento duas vezes, depois de ficar noivo de Felice Bauer. Praticou uma vida saudável, frequentou fontes termais e spas. E, apesar desses cuidados, contraiu a tuberculose que começou a se manifestar em 1917 e terminou sua vida em 1924.

Lembro que quando li Kafka pela primeira vez, descobri o quão óbvio e palpável o fantástico poderia parecer, o quão real e próximo o absurdo era. A literatura de Kafka, através de diferentes mecanismos, faz com que o absurdo apareça diante de nossos olhos como real e verdadeiro. Essa visão distorcida e deslocada de situações e personagens é capaz de analisar com precisão e exatidão o homem e a sociedade circundante. Para que o paradoxo seja uma ferramenta capaz de abordar o indivíduo de diferentes dimensões e facetas seus heróis não sabem muito bem se o que está acontecendo com eles é sonho ou realidade. Josef K., n'O processo, não acredita que exista um tribunal para julgá-lo, embora no final ele acabe alimentando um sentimento de auto-incriminação. Da mesma forma, em A metamorfose, Gregor Samsa acredita que sua mutação em um bicho é um pesadelo, um pesadelo passageiro que dará lugar à realidade cotidiana. Tudo isso faz parte do método alegórico de Kafka para esclarecer as verdadeiras circunstâncias que cercam o indivíduo, temperadas com uma sutil ironia e ambiguidade que exala por todo o seu trabalho.

Não é fácil imaginar que um dia, ao acordar, nos tornamos um besouro nojento que, apesar de tudo, preserva um coração e paixões humanas. Gregor Samsa trabalha como caixeiro viajante em uma empresa de credores de seu pai. Além disso, é o responsável por apoiar toda a família. Mas um bom dia acorda transformado em um bicho, como Nabokov ressalta, não uma barata, como normalmente é garantido. No entanto, a verdadeira metamorfose não está na personagem, que apenas modificou o corpo; a metamorfose é o que acontece ao seu redor, sua própria família se transforma em seres cruéis e insensíveis. O pai, a mãe e a irmã são insetos.

Franz Kafka escreveu A metamorfose em 1912 e o livro foi publicado em novembro de 1915. O trabalho é considerado uma das histórias mais importantes do século XX, e oferece múltiplas leituras e interpretações. É uma alegoria magnífica da triste realidade do ser humano. Convicções autênticas surgem do absurdo: solidão, angústia, mas não só: também, embora ironicamente, esperança.

* Este texto é a tradução de "La angustia de Kafka", publicado aqui, na revista Nexos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579

A bíblia, Péter Nádas