ESCREVEM AQUI
AFONSO JUNIOR
É de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), Historiador e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Entre 2011 e 2013 estudou Dramaturgia na SP Escola de Teatro; entre 2021 e 2022 cursou Tecnicatura Universitaria en Dramaturgia no Uruguai. Entre os livros publicados, destacam-se Alguns contos (Editora Suliani, 2006) e O livro (Editora Scortecci, 2012). É autor de mais duas dezenas de peças, como Noite (1996), Freud (2007), Numerações (2012), O clube (publicada na edição especial dramaturgia da revista Alberto da SP Escola de Teatro em 2013), Coleção Walter Benjamin (2013) e Luiz Gama (2015). Na mesma área, apresenta suas peças desde 2013 no Festival Satyrianas (projeto Autopeças). Mantém o canal Afonso Jr. no YouTube.
AMANDA FIEVET MARQUES
Pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Letras Modernas do IBILCE/ UNESP, com o projeto Edição crítica e tradução comentada da lenda medieval La Volonté du Roi Krogold de Louis-Ferdinand Céline, com financiamento da FAPESP. É doutora e mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp.
EDUARDO GALENO
É piauiense do litoral, nascido em 2001 sob o signo de Câncer. Tem interesse pelos estudos de retórica, poética e semiótica, além de paixão por filosofia e psicanálise.
GABRIELLA KELMER
É doutora e mestra em Estudos da Linguagem/ Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesta instituição atua como professora substituta nas áreas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
GUILHERME FRANÇA
Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). MBA em Gestão Pública em curso pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Filosofia do Direito (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG), Direito Constitucional (ABDconst), Direito Processual Civil (UCAM) e Direito Público (PUC-RS). Formado em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Escreve especialmente sobre direito, filosofia moral, literatura e religião.
GUILHERME MAZZAFERA
Bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Preparador e revisor de textos com ênfase em quadrinhos e pesquisador da obra de João Guimarães Rosa - tema de sua dissertação de mestrado - e da ensaística literária do crítico austríaco-brasileiro Otto Maria Carpeaux, objeto de seu doutorado in progress. Leitor acima de tudo, opera constantemente o traslado entre Tolkien e Guimarães Rosa, Stevenson e Montaigne, Shakespeare e os Evangelhos, além de outras inumeráveis rotas que, como exercício diário de sanidade intelectual, procura recompor em palavras e dividir com outros leitores.
HENRIQUE RUY S. SANTOS
Natural de Belém, graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará,
onde teve a oportunidade de conhecer não só os clássicos da Literatura
Brasileira, mas também as obras esquecidas pelo cânone, principalmente no
âmbito da produção literária amazônica. Tem fascínio pela obra de João Guimarães
Rosa e uma admiração imensa por José Saramago, mas sempre encontra um refúgio certo
na prosa familiar de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum.
HERASMO BRAGA
É professor de
Teoria e Crítica Literária na graduação (UESPI), no programa stricto sensu (PPGEL-UFPI)
e do ProfLetras (UESPI). Doutor em Literatura Comparada (UFRN) e pós doutor em
Filosofia Contemporânea (UFPI). Também ensaísta e autor dos livros: Neorregionalismo
Brasileiro: análise de uma nova tendência da Literatura Brasileira; Luiz
Gama: entre a Sátira e o Riso, entre outros nas áreas de Filosofia, Cinema.
JULIANO PEDRO SIQUEIRA
Nascido em Contagem, Minas Gerais. É graduado em Filosofia pela PUC-MG (2018) e servidor público estadual. Sua relação com a literatura se estabelece há duas décadas, quando entra em contato com os grandes clássicos. Concomitantemente, veio a paixão pela escrita, de modo que equilibra horas de leituras e produções textuais voltadas à literatura. Inspirado por grandes nomes da literatura universal, segue explorando o que há de mais sublime e profundo na riqueza produzida por obras atemporais.
LUIS FERNANDO NOVOA GARZON
É Assessor Técnico do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). É Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia. Tem formação na área de Ciência Política (Unicamp) e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Foi articulista da revista Caros Amigos e colabora regularmente com o site Outras Palavras. Codirigiu os documentários Chamado do Madeira (2006) e Entre a Cheia e o Vazio (2015).
LUCAS PAOLILLO
É cientista social de formação e gosta de escrever. Também não sabe muito bem bater no peito definições a respeito de si mesmo ou regurgitar credenciais profissionais na generalização de informalidades do capitalismo tardio.
PEDRO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO
É professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); doutor em Estudos da Linguagem/ Literatura Comparada) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/ UFRN); mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes na mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, ensino de Língua Portuguesa com ênfase em Literatura portuguesa, José Saramago, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. É editor da revista 7faces, um periódico eletrônico de poesia, e da Revista de Estudos Saramaguianos; ainda no âmbito da pesquisa sobre a obra de José Saramago, coordena para a Editora Moinhos, a Coleção Estudos Saramaguianos e pela qual organizou o livro Peças para um ensaio, acerca do romance Ensaio sobre a cegueira. Foi editor do jornal Trabuco. É autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (ensaio acadêmico, Editora Appris) Sertanices (poesia, inédito), Bardos (poesia, inédito) e de Palavras de pedra e cal (poesia, e-book, produção independente).
PEDRO BELO CLARA
Nasceu em Lisboa, Portugal,
no outono de 1986. Formado em Gestão de Empresas e Pós-Graduado
em Comunicação de Marketing, rabiscou os primeiros poemas aos dezasseis anos,
na companhia da sua guitarra. Uma maior dedicação à área literária só seria
possível mais tarde, quando participou em exposições de pintura como poeta
convidado. Pouco depois, começou por integrar diversas colectâneas de poesia
contemporânea e dirigir, junto de escolas secundárias e doutras organizações
interessadas, conversas informais sobre o seu próprio percurso e a obra de certos
poetas portugueses. Tem colaborado em diversas revistas e blogues
literários, tanto portugueses como brasileiros. Desde 2021 assina a rubrica DE
VERSOS, totalmente dedicada à poesia e aos seus intérpretes, no blogue Letras
in.verso e re.verso, onde colabora há mais de uma década. É autor de dez livros, quase todos de poesia.
Em 2023 publicou Quase Nada (Poemas Soltos, 2012 – 2022), à data o seu último trabalho.
RENILDO RENE
É formado em Letras Português na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestrando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará (PPGL/ UFC), desenvolvendo pesquisa em torno da obra de Joaquim Manual de Macedo. Em 2022 participou da oficina de escrita criativa Resenhistas Selvagens oferecida pelo Centro Cultural Literário Escrevedeira e ministrada por Schneider Carpeggiani (editor do Suplemento Pernambuco). Como pesquisador tem interesse na interface da literatura com a memória. E para o Letras, escreve preferencialmente em torno dos romances de literatura brasileira e portuguesa.
Ler todas as posts
É formado em Letras Português na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestrando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará (PPGL/ UFC), desenvolvendo pesquisa em torno da obra de Joaquim Manual de Macedo. Em 2022 participou da oficina de escrita criativa Resenhistas Selvagens oferecida pelo Centro Cultural Literário Escrevedeira e ministrada por Schneider Carpeggiani (editor do Suplemento Pernambuco). Como pesquisador tem interesse na interface da literatura com a memória. E para o Letras, escreve preferencialmente em torno dos romances de literatura brasileira e portuguesa.
Ler todas as posts
RAFAEL BONAVINA
É tradutor e pesquisador de literatura russa; formado em Letras Português e Russo pela FFLCH-USP, mesma instituição em que defendeu seu mestrado a respeito da influência de Vladimir Propp sobre a Morfologia do Macunaíma, de Haroldo de Campos. Atualmente desenvolve um doutorado sobre o niilismo na obra de Fiódor Dostoiévski no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH-USP). É membro da Sociedade Internacional de Dostoiévski (IDS) e da Sociedade Internacional de Professores de Língua e Literatura Russa (Maprial). É editor na Editora Kalinka e colabora com a Revista de Literatura e Cultura Russa.
RAFAEL KAFKA
SÉRGIO LINARD
É leitor, estudante, pesquisador e
professor de língua portuguesa. Também atua como parecerista em periódicos
acadêmicos de literatura. É mestre em estudos da linguagem (PPGEL/UFRN) e
desenvolve pesquisa de doutorado nesta mesma instituição, com investigação voltada
para aspectos da melancolia na obra literária de Raduan Nassar. Tem vasto
interesse pelas literaturas brasileira e russa bem como pelas culturas que as
envolvem. Aqui, escreve resenhas críticas de textos em prosa de diversas
origens e autorias.
TIAGO D. OLIVEIRA
É de Salvador, Bahia. Trabalha com os
livros e para os livros, pensa em seu sentido transformador para a vida.
É graduado em Letras e mestrando em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia,
tendo passado pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor, poeta e escritor. Tem poemas
publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados. Participou de
antologias no Brasil e em Portugal, dentre elas: Contos nos is (Edições
Ecopy, 2011, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo I e II (Chiado
Editora, 2013, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo IV (Chiado
Editora, 2016, Portugal), Antologia (Subversa, 2018, Portugal). Publicou Distraído,
poesia (Editora Pinaúna, 2014), Debaixo do vazio, poesia (Editora Córrego,
2016) e Contações, poesia (Editora Patuá, 2018).
Ler todas as posts
VINÍCIUS DE SILVA E SOUZA
VINÍCIUS DE SILVA E SOUZA
Professor, escritor e poeta paulistano. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente pesquisa acerca da obra de Caio Fernando Abreu. Publicou Sonata ao lado e outras histórias (KDP/ Amazon), O azul antes do preto (Urutau) e foi o segundo colocado no concurso Pintura das Palavras com o conto “Visita”, publicado na antologia Fragmentos. Participou de oficinas de escrita com Aline Bei, Carol Bensimon, Luiz Antônio de Assis Brasil e Marcelino Freire.
Comentários