A efemeridade é também coisa de poeta e de poesia

Por Pedro Fernandes



A reedição da antologia organizada por Italo Moriconi vem em boa hora. Desde a publicação de Toda poesia, de Paulo Leminski, em 2013, que um novo olhar tem se levantado para os nomes de uma geração a bem pouco tempo comuns apenas entre uma parte dos jovens mas ainda situados na mesma designação de figuras marginais. Não é o caso de, depois do fenômeno da obra, seguido de outros, como a também reedição da poesia completa de Ana Cristina Cesar e de Waly Salomão, que essas vozes tenham saído do coro para o qual a crítica sempre o designou. Mas romperam com a ideia de que o marginal é necessariamente aquele que figura à margem para abrir-se uma ventilação no cânone nacional. Isto é, possibilitou-se falar sobre a reavaliação da obra desses escritores, cumprindo-se, assim, o que anseia o antologista de Destino: poesia, que, seja dada a abertura ao conhecimento sobre as principais vozes da poesia brasileira das últimas décadas. Independente se dentro ou fora de círculos e circuitos.

A ocasião é outra quando assistimos não apenas a reedição da obra de alguns dos que mais significaram nos anos 1970 e 1980 mas uma série de movimentações culturais e entre os mais assíduos da comunidade leitora as constantes atividades que tem no seu núcleo o interesse pela obra dos nomes reunidos na antologia de Moriconi – além dos três citados, estão acrescentados Cacaso e Torquato Neto – ou os seus herdeiros mais próximos; digo isso pensando na publicação da obra completa de Chacal, na aparição de inéditos de Torquato. Ou seja, na presença constante e contínua que esse reiterado interesse tem assumido forma desde há três anos.

Destino: poesia cumpre ao que veio. Trata-se de uma antologia que veio para produzir as inquietações que agora se registram nos sismógrafos do gosto leitor. É mesmo possível que tenha sido do encontro com esse livro organizado por Moriconi que alguns dos mentores sobre o retorno a essa importante geração de poetas tenham encontrado o ponto do qual partiram, numa aventura, talvez, que não apontava uma direção segura, visto que, lidar com o gosto do leitor é sempre um território movediço e suspeito. Nunca foi suficiente que apenas o apelo comercial das editoras tenha sido a fórmula para pegar uma moda ou, o que é ainda mais difícil, fazer um gosto reverberar por longa data – ainda mais numa era de total flerte com a efemeridade.

E, por falar em efemeridade, é ela a principal dorsal que une os quatro nomes de cuja obra se faz uma pequena amostra. Faço com essa afirmativa o trabalho de ampliar os argumentos utilizados por Moriconi na apresentação de sua antologia e creio que este viés temático é melhor aceitável até que alguns utilizados por ele. Por exemplo, o ponto no qual insere Ana C., Cacaso, Leminski, Torquato e Waly Salomão, de poetas que lidam com o uso coloquial da linguagem e se apropriam na sua obra de palavras corriqueiras do seu cotidiano – afirmativa que, se se adéqua ao estatuto do efêmero que aqui destaco, se distancia o suficiente para ser chamado de contradição do pedido pelo antologista, que o leitor dos poemas aí reunidos não se apoquente com o contexto ao qual se relaciona o trabalho das formas linguísticas desses autores.

O trabalho de preocupação pela desvinculação do datado – daquilo que o próprio Carlos Drummond de Andrade, um dos nomes que apesar de pertencer aquele eixo central ditado pela crítica se situa entre os que revolucionaram o gesto poético na literatura brasileira, isto é, base para o que tem sido trabalhado pelos poetas de depois – não é uma tarefa que deva ser atribuída ao leitor mas ao poeta, visto que, convencionalmente são raros os leitores que procuram vincular o conteúdo da obra a determinado contexto que a rege. Aos leitores mais acurados nunca lhe restará outra alternativa que a de, no trato de deslindamento da obra, oferecer a mais diversa sorte de possibilidades de leitura a fim de demonstrar o trabalho de significação construído, direta ou indiretamente, pelo poeta. Isso significa dizer que, a depender da maneira como se verifica o contexto pela obra poética, retomá-lo não é atribuir a ela uma força atrasada e sem valia para o leitor contemporâneo mas um enriquecimento no processo de leitura dessa obra. Já entre os leitores comuns, em sua grande maioria, não. Agora, entre bons e maus poemas, todo bom poeta já praticou todos e é graças aos maus que constitui um substrato para os bons. E maus poemas serão sempre, em parte, aqueles que estão seriamente vinculados ao seu tempo.

parte do manuscrito do poema "Trilha sonora", de Ana Cristina Cesar reproduzido em Destino:poesia 

A efemeridade que une os poetas de Destino: poesia assume-se portanto como uma frente de significação diversa: se manifesta ora na estrutura e forma do poema, quando encontramos a força epifânica do verso curto, a estrofe breve ou poema-pílula e a linguagem quase sempre despida do trabalho de garimpo ao qual estão submetidos outros poetas; ora no tema, nas situações evocadas que se referem ao dia comum, do que vê e vivencia o poeta; ou na maneira como o poema é apreciado pelo leitor, isto é, não estamos ante qualquer força que lhe implique uma necessária reflexão porque o efêmero é revelação e não inspiração.

É por isso que o renascimento, por assim dizer, da obra desses autores encontra terreno muito fértil na atualidade. Porque, do tempo deles para o nosso, o efêmero cada vez se intensificou e cada vez mais perdemos a atitude de reflexão. Estamos definitivamente na era dos insight – naquilo que, se para o bem o mal ainda não sabemos, tem se assumido na poesia com grande força expressiva,  ainda que o poema-trocadilho, o poema-piada seja uma alternativa, a meu ver, cada vez mais previsível e logo um fenômeno que serviu a um tempo mas agora talvez devêssemos usar essa força para galgar outras expressões poéticas; sei que há mais além delas e em grande parte os já herdeiros dos nomes reunidos por Moriconi têm ensaiado alternativas que ampliam aquilo que, em grande parte, não galgou grande extensão porque os poetas dessa antologia levaram a ideia de efemeridade para a própria vida. Mas há pelo menos outras duas gerações – avistadas no mapa atual – que a elas não devia mais ser permitido insistir com o mesmo tom.

Ainda, nesta última constante, sabemos que o trabalho dos poetas aí reunidos foi sempre o de desconstruir descontraidamente a sisudez da poesia e de quem faz o verso, também buscavam romper com um emparedamento que agora novamente se ergue no Brasil. Talvez por esse cenário temeroso que aqui se instalou os poetas que trotam o mesmo passo dos da antologia Destino estejam destinados a permanecer onde estão: é, de toda maneira, uma forma de resistência ao ódio gratuito, uma maneira de romper com o cerceamento dos direitos individuais, afinal,  liberdade é mais que uma atitude rebelde é uma maneira de rever a ordem das coisas, de posicionar-se politicamente. 

Foi isso o que praticaram os da geração de Leminski, mesmo quando não disseram qual lado estavam e alguns aproveitadores depois tenham feito uso desse ou daquele lado; poesia não tem lado, só a posição de se firmar contrária ao que é retrógrado, mesquinho e uma atitude a favor da liberdade de ser e isso também une os dessa antologia. Significa dizer que leitor tem em mãos uma boa maneira de se introduzir ao desvestir-se de certas formas pela mão de Moriconi. É um livro de muita força expressiva, que obrigará o leitor sair do seu lugar de conforto e saber mais de perto e melhor quem foram e ainda são esses nomes para a cultura brasileira recente. É grande o prejuízo se não conhecê-los e reconhecê-los. 


______
Destino: poesia
Italo Moriconi (Org.)
José Olympio, 2010 
160p.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #575