Poeta, grava tua palavra e lança-te


Por Edgardo Dobry



Dura há séculos a discussão sobre se as longas e curtas sílabas do grego e do latim têm equivalência com as tônicas e as átonas das línguas modernas. Rubén Darío fazia parte da seleta série de poetas que tentou reproduzir o hexâmetro clássico, no seu caso em um hino, Saudação do otimista: “Ínclitas razas ubérrimas, sangre de Hispania fecunda…”. Alguns anos depois, as vanguardas consumaram o divórcio definitivo da poesia e da música: como se lê um caligrama ou a decomposição da palavra em partículas literalmente insignificantes com as quais se conclui Altazor, de Huidobro? Paradoxos da tecnologia: eles foram os primeiros a registrar suas vozes. De fato, podemos ouvir Apollinaire lendo Le Pont Mirabeau: ele restaura firmemente a escansão que parecia ter desprezado ao remover as vírgulas e os pontos. Os sinais também foram eliminados por André Breton, um discípulo renegado de Apollinaire e um poeta muito inferior a ele, cuja gravação de A união livre consiste numa ladainha de metáforas extremas, quase sempre brega, sobre o corpo da amada. Temos Ezra Pound lendo seu Sestina: Altaforte sobre um rufar de tambores: o drama circense parece mais com uma manifestação fascista do que com Arnaut Daniel, a quem ele presta homenagem.

O século XX deu origem a uma nova maneira de ler poesia: ouvi-la na voz de seu autor e evocá-la ao lê-la. Quando Lezama Lima é ouvido modulando seus finais de versos como se fossem sentenças interrogativas, é difícil não repetir esse movimento a cada releitura. A dicção solene de Neruda, por outro lado, parece excessiva e a memória se recusa a retê-la. Esses discos de vinil, como o que Alberti gravou no México, tinham um valor quase sagrado para quem os valorizava. Existem lacunas significativas: nenhum poeta da geração de 27 fez tantas leituras públicas quanto García Lorca e, em vez disso, não há registro de nenhuma delas, apenas uma gravação de 1931 na qual acompanhou La Argentinita ao piano em Loscuatro muleros. A voz de Alejandra Pizarnik é preservada apenas em sua apresentação do primeiro livro de Arturo Carrera. Por outro lado, há os recitadores, que eram enormemente populares há décadas e cujo boom não desapareceu completamente: através de suas performances nos teatros e de seus discos; Berta Singerman fez com que os poemas feministas de Alfonsina Storni chegassem a uma audiência muito mais ampla que a de bibliotecas e livrarias. Núria Espert ainda está em turnê pela Espanha, declamando Lorca.

A Internet desmaterializou esse patrimônio, dando-lhe acesso universal: a maioria dos sites exibe o caráter cumulativo e não categorizado de todos os espaços virtuais. PennSound, da Universidade da Pensilvânia, oferece podcasts de vários poetas no idioma inglês: Hilda Doolittle (lendo, completo, Helena do Egito), W. B. Yeats anunciando que se levantará para ir A ilha do lago Innisfree, Ted Berrigan, John Ashbery, Kenneth Rexroth acompanhado por uma banda de jazz, Allen Ginsberg rezando as síncopes de seu Uivo e Kaddish, Adrienne Rich, com sua pronúncia clara e enfática. Esse extenso catálogo inclui a centenária poeta nova iorquina Naomi Replansky dando voz a Emily Dickinson e a William Blake.

No âmbito europeu, um projeto precursor, de qualidade notável, é o Lyrikline, com sede em Berlim, que combina gravações com traduções para inglês e alemão de autores em mais de 80 idiomas. Lá você pode ouvir Josep Maria de Sagarra lendo sua Balada dels tres fadrins ou alguns versos em iídiche de Evgeny Kissin, um famoso pianista russo que mora em Londres. A interpretação magistral de seus poemas de Raúl Zurita o poeta em castelhano com a melhor performance cênica deste século ou a cadência consoante do suaíli na voz da queniana Leness. Restrito à esfera espanhola e latino-americana, o site Palabra Virtual permite recuperar as vozes de Delmira Agustini ou Alberto Girri, entre muitos outros. Destaco dois: a magnífica execução da uruguaia Marosa di Giorgio e a leitura de Borges do soneto de “Buenos Aires”: é interessante ver como ele resolve seus fortes deliberados enjambements.

O poeta é diante de seu texto escrito como um ator ante um drama ou um músico ante uma partitura: um intérprete. É mais um? Ou é o que fixa a leitura canônica, enquanto a colocação na voz inevitavelmente tem uma consequência hermenêutica? Em 1922, Virginia Woolf escreveu em seu diário um dia depois que T. S. Eliot jantou em sua casa: “Ele recitou [A terra desolada], cantou, ritmou; tem muita beleza ... ” Em sua vocalização, Eliot parece encontrar um equilíbrio entre sua audácia como poeta e sua doutrina severa como crítico, editor e prescritor cultural.

Poucos grupos terão se adaptado melhor ao confinamento que o dos poetas: suspeito que nos próximos meses haverá centenas de manuscritos em busca de editores que já estão se preparando para se esconder embaixo da cama por uma longa temporada. Por enquanto, milhares de podcasts lotam as redes. Se você sabe separar as massas de sacarina verbal (um versificador dizendo para a câmera do celular algo como: “No novo normal, será proibido não abraçar”, na tentativa de reunir pequenos corações no Twitter: as redes sociais potenciaram o personagem mendicante da ordem poética), pode ser encontrado com algumas seleções sérias, como PoesíaVoz, da livraria Enclave de Libros, em Madri. Talvez algo permaneça de tudo isso – como diria Onetti – quando não já importar mais.

Ligações a esta post:
>>> No nosso Youtube, uma variedade de registros: José Saramago, Manuel Bandeira, Hilda Hilst, Cecília Meireles, Manoel de Barros, Sophia de Mello Breyner Andresen.

* Este texto é a tradução de  “Poeta graba, tu palabra y rómpete”, publicado aqui no jornal El País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Palmeiras selvagens, de William Faulkner