Um Brasil para “O Hobbit”

cena de O Hobbit

Já está acertado com o público brasileiro que o dia 14 de dezembro é data de estreia oficial do primeiro filme da trilogia O Hobbit – a nova visitação que o cinema faz à obra de J R R Tolkien. Pela data e por outras ocasiões a editora WMF Martins Fontes – e isso já havia sido adiantado na fan page do Letras tem alguns dias – faz alguns lançamentos do autor que vem ampliar sua bibliografia por terras tupiniquins. A partir desta semana, aliás, divulgado como a partir de hoje, 8 de novembro, chegam às prateleiras das livrarias três obras que homenageiam a história de Tolkien.
 
Um dos lançamentos é a edição comemorativa para O Hobbit que assinala em 2012 seus 75 anos. É uma edição que vem em capa dura e com um desenho feito pelo próprio autor (ver aqui, desenhos de Tolkien para o livro). Planejada inicialmente como um conto infantil, a aventura foi publicada originalmente em 21 de setembro de 1937 e antecede a já conhecida saga contada em O senhor dos anéis, trilogia de grande sucesso no cinema, motivo este que terá levado um retorno, agora, à obra do escritor inglês.


A outra novidade é O Hobbit: uma jornada inesperada – guia ilustrado é uma obra preparada pela escritora Jude Fisher com conteúdo oficial do filme. Produzido pela Harper Collins em parceria com a Warner Bros., o guia é repleto de ilustrações, com apresentação dos personagens, sets de filmagens e equipe técnica, além de vir com um mapa inédito que revela a trajetória do personagem Bilbo, de Bolsão até as Terras Ermas. Está aí, como se vê, uma boa estratégia de marketing para o filme por estrear.

Para 2013 já está acertada uma edição de luxo da história, com formato semelhante à já lançada pela HarperCollins fora do Brasil: em capa dura e com um box especial.

Um dos desenhos de Tolkien para Sr. Bliss

O Hobbit à parte, o público infantil recebe neste mês de novembro dois inéditos de Tolkien, cá no Brasil: os livros de contos Sr Bliss e Cartas do Papai Noel.

Sr. Bliss foi criado e ilustrado pelo autor em 1930. Nesta edição, o conto é reproduzido exatamente como foi concebido – escrito à mão, com muitos desenhos em cores e cheios de detalhes curiosos.

Já Cartas do Papai Noel reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte (acesse o TUMBLR do Letras e veja duas delas)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os mistérios de "Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Os segredos da Senhora Wilde

Andorinha, andorinha, de Manuel Bandeira

Boletim Letras 360º #323

Boletim Letras 360º #324

Desaguadouro de redemunhos. Grande sertão: veredas

Boletim Letras 360º #325