Arquivos na web para se deliciar

Por Pedro Fernandes 



Tenho para mim que, para quem lê alguma coisa em Inglês ficará maravilhado com essa descoberta: a conceituada The Paris Review organizou um espaço em sua página eletrônica com entrevistas a escritores realizadas desde a década de 1950 a 2010

Por lá, encontram-se autores como T. S. Eliot, William Faulkner, Truman Capote, Ernest Hemingway, Jorge Luis Borges, Jean Cocteau, Saul Bellow, Jack Kerouac, Aldous Huxley, Ezra Pound, Vladimir Nabokov, Robert Fitzgerald, Elizabeth Bishop, Marguerite Yourcenar, Italo Calvino, José Saramago, entre outros.

Já o jornal francês Le Monde, que publica um repasse biográfico da vida de Virginia Woolf (imagem) pelas mãos da escritora Virginie Despentes, apresenta uma gravação (reproduzida abaixo) em que se pode escutar a autora de Orlando falar como a língua inglesa do pós-guerra poderia libertar o pesadelo do passado. 

Não custa lembrar que a Cosac Naify apresentará em breve uma edição caprichadíssima de seu famoso romance Mrs. Dalloway com tradução de Cláudio Alves Marcondes. O livro integra a mesma coleção que a casa editorial tem publicado autoras de grande relevância para a literatura. A própria Virginia Woolf já mereceu atenção no indispensável Contos completos.



 

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #592

O visitante, de Osman Lins

Boletim Letras 360º #586

Jon Fosse

A casa de barcos, de Jon Fosse

A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins