Livro é objeto-sujeito

Por Pedro Fernandes


Pormenor de O bibliotecário. Giuseppe Arcimboldo. Óleo sobre tela, 1562.



Acho que não é mais necessário falar sobre o legado insofismável dos livros. Sim, eles mesmos que não de hoje, mas hoje é dia, têm data comemorativa mundial. Data controversa porque, quando se criam dias para, eles servem para quê? Para não deixar que a coisa ou fato comemorado caia no esquecimento. 

Essa deve ser a primeira resposta que vem a cabeça de todos que forem confrontados com a pergunta. E a resposta é verdadeira; tanto que o difícil é precisar explicar por outro caminho. Não me darei ao trabalho de fazer esse outro caminho possível. Tais datas existem para isso e pronto. Já têm, quando de sua criação, suas necessidades desenhadas e muito se comenta o porquê de ter escolhido a tal altura um dia específico em que se deseja que uma determinada coisa ou fato seja longamente lembrado para que possua também longa vida.

Quero apenas dizer que, além de um legado com palavras o livro, concretiza em si a melhor forma de vencimento da vida sobre a morte. Por ele, é possível olhar o que se passa no mundo ou nas almas, observar o já visto para ver o porvir. Ele é linha de transmissão que compõe nossas relações entre tempos e nesses trajetos um movimento que ensaia a nossa própria existência. 

***

Num Dia Mundial do Livro quero anunciar, por fim, que meu livro em breve ficará disponível para aquisição. Intitulado inicialmente de Retratos para a construção da identidade feminina na prosa de José Saramago e inicialmente anunciado que teria a CRV Editora como espaço para concretização da ideia, os rumos tomados foram outros. 

Iniciava uma cuidadosa revisão do impresso quando se atravessou em meu caminho uma proposta da Editora Appris. Novamente enviado ao comitê científico, o texto foi aceito e será por essa editora que o livro sairá até o fim do semestre para início do próximo.

Até agora, o livro atende pelo nome Retratos para construção do feminino na prosa de José Saramago.

Assinei o contrato esta semana e a editora trabalha agora na editoração e elaboração dos designers de capa. Esse livro é objeto de meu trabalho de pesquisa durante o Mestrado em Letras.

Os leitores de Letras in.verso e re.verso estarão a par, de agora em diante, de toda e qualquer novidades em torno da ideia.

***

PS.: Fica lembrado. O Dia Mundial do Livro foi instituído em 1995 pela Unesco. Homenageia-se a imortalidade de Cervantes e Shakespeare. A ideia se inspira no costume catalão de, nesse dia, se oferecer uma rosa a quem compra um livro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574