Dor e glória, de Pedro Almodóvar

Por Pedro Fernandes





A consciência de que o passado está preso nas linhas do irrepetível parece ser uma das certezas universais com a qual mais lutamos. Não é exagero dizer que a partir da formação dessa compreensão toda nossa vida seja feita de tentativas de nos reencontrarmos com nossos instantes de júbilo; por essas ocasiões que somadas todas na vida de um indivíduo comum não chegaria a um terço de sua existência total qualquer um pagaria qualquer preço incluindo uma nova vida com o mesmo novelo de mesmices e dores. Pedro Almodóvar alcançou essa consciência sobre o passado e transformou suas inquietações, como quem passasse a limpo sua própria biografia, numa obra de arte capaz de atingir a todos.

Em Dor e glória encontramos o tema do vazio criativo e o seu preenchimento com aquilo que de melhor pode fazer um artista: multiplicar-se para ser a si e um outro, sendo este aqueles que em toda parte padecem da impossibilidade dessa condição. Volta à estrutura da metaficção e uma diversidade de outros matizes que qualificam seu universo criativo, como o desejo, e compõe, certamente o mais introspectivo dos seus trabalhos. Junta-se à maturidade criativa, há muito alcançada, a experiência do vivido como jogo entre a exposição e a revelação. Equilibrando-se em contradições finda por oferecer uma lição sobre o poder do amor nas transformações individuais, para bem e para mal, ou se isso parecer muito piegas em se tratando do modus pensante do cineasta, como as vidas alheias interferem no curso de nossas existências, outra vez para bem e para mal.

Interagem nessa composição três narrativas: a de Salvador Mallo, um cineasta que alcança alguma unanimidade entre críticos e espectadores, ocasião quando se assinala a data quase redonda de um sucesso seu, e metido com uma variedade de limitações de saúde capaz de reduzir significativamente suas atividades se vê tomado por crise de criatividade; a própria história de Salvador dissimulada num monólogo que servirá para ele como acerto de contas com o ator principal do filme motivo da efeméride; e, na mesma toada da peça para o teatro, a realização do novo trabalho cinematográfico de Salvador depois de atravessar uma diversidade de situações: como a perda da mãe, o reencontro ao acaso com um desenho realizado aquando da sua infância há meio século, as motivações da efeméride de sua obra-principal, a rememoração de seus anos de glória e da sua formação como criador, além é claro, da presença contínua da morte como a certeza cada vez mais iminente, ainda que essa se mostre mais como um sopro do qual ainda é possível se desviar.

Esses três fios que compõem a narrativa de Dor e Glória lidam, portanto com três instantes singulares das memórias de Salvador Mallo: sua situação atual, entre a fama, a dor, desencanto pela existência e a gênese de um novo projeto cinematográfico; seus anos de brilho e efervescência que levaram aos momentos de superação de todos os limites, até mesmo ao esvaziamento amoroso – há aqui um segredo que deixamos por conta do espectador, um momento expressamente importante desse imbróglio narrativo porque significa a recuperação de algum alento pela vida, incluindo, a capacidade de o cineasta outra vez apostar na sua criatividade; e uma revisitação sobre os anos de formação de seu imaginário e de seu desejo, entre a infância em Paterna e sua estadia no seminário para os primeiros estudos, passando pela formação da relação de afetos pela mãe, de distanciamento pelo pai e de encantamento pelo pintor, amigo da família, a quem ensina a ler e a escrever.

As coordenadas para um enredo revestido desses tons mais introspectivos e logo mais emotivos estão oferecidas no interior dessas narrativas. Vale citar aqui a passagem quando Salvador Mallo decide por permitir a Alberto Crespo que leve adiante a encenação de La Adicción; preferindo o pseudônimo ou o anonimato de assinatura do texto, Salvador detalha que o cenário ideal para a peça é uma só tela branca, que recupera dois elementos marcantes de sua vida – a cal das paredes da vivenda onde morou na infância e o ecrã do cinema –, e que apesar do tom um tanto melodramático do texto, seu bom desempenho se faria pela capacidade de contenção do ator durante a representação. Essas duas observações da personagem comungam para o desenvolvimento do filme.

O branco domina não só a paisagem como se manifesta na extrema claridade para os momentos da narrativa sobre a infância de Salvador; são um contraponto ao vermelho, cor preferida do próprio Almodóvar, da narrativa de La Adicción, com se demonstra pontualmente no diálogo de cores nesses momentos da peça, e as demais circunstâncias da narrativa principal de Dor e glória: centradas na ambiência do escuro. O diálogo entre cores, se fôssemos nos deter, daria uma leitura à parte sobre o filme.

Já o tom comedido é prevalência em todo desenvolvimento de Dor e glória e ele é o responsável pela catarse: como descrever as emoções propiciadas pela cena de abertura, a do canto ritmado das lavadeiras que se oferece como encantamento aos ouvidos do pequeno Salvador; como descrever a cena em que ele oferece as aulas de alfabetização ao rústico pintor Eduardo e toda relação de fino e inocente amor, por entre o qual rumoreja as correntezas ainda inexplicáveis de um erotismo gracioso, pueril e puro; como descrever a intensa relação entre mãe e filho; como descrever o reencontro do amor e do desejo depois de sua força febril. As situações enumeradas são apenas alguns dos momentos mais singulares, movidos por um alto teor emotivo, mas sem descer para o piegas, o triste, o compungente. Puro equilíbrio que nos integra às situações narradas e nos deixa esquecer que fora desse instante de integração pulsam outras existências. Arrebatamento dos mais difíceis para um mundo integrado a uma desordem entre imaginação e realidade.

Parecerá repetir um rifão, mas não sobra outra afirmativa: o cineasta espanhol supera seus próprios limites criativos. Oferece-nos um filme de rara e singular beleza através do qual podemos reabrir as temporadas de revisitar sua obra, no intuito de rastrear algumas pontas que no calor do tempo e do que só agora se revela percebê-las de maneira mais coerente. Isso dizemos pensando por exemplo, nas reiterações do temário do desejo ou da maneira como construiu um mosaico acerca da gente comum espanhola. Quer dizer, é uma maneira elegante de um cineasta como Almodóvar repreender todas as falas acusatórias que não poucas vezes o tachou de narrador afeito à perversão. No mais,  o espectador pode ter certeza que encontrará uma aula sobre a criação cinematográfica, esse exercício ainda recorrente na era quando os objetos artísticos para ganharem alguma função na vida cotidiana precisam se reduzirem ao puro entretenimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

A bíblia, Péter Nádas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579