Salinger como ninguém nunca viu

Salinger, o primeiro à esquerda, e os outros soldados durante o desembarque na Normandia. USA Today

São tantas as perguntas que rodeiam a figura de J. D. Salinger, se tem especulado tanto sobre sua vida, se usado e abusado tanto de seu mistério, que é difícil acreditar que, enfim uma pesquisa possa oferecer respostas sérias e rigorosas sobre o autor de O apanhador no campo de centeio.

Mas parece ser que desta vez sim. Depois de nove anos de trabalho, Shane Salerno e David Shields colocam sobre a mesa da editora Simon & Shuster o material de uma biografia que presume ser definitiva e que chegará às livrarias nos Estados Unidos no dia 6 de setembro. Três dias depois, no Festival de Cinema de Toronto, The Weinstein Company estreará o documentário de Salerno intitulado Salinger sobre os nove anos de pesquisa e em que as vozes de atores e escritores como Philip Seymour Hoffman, Edward Norton, John Cusack, Danny DeVito, Martin Sheen, David Milch, Robert Towne, Tom Wolfe ou Gore Vidal explicam a vasta influência do escritor e sua obra e vidas.

Salinger morreu em 2010 convertido já num ícone da cultura estadunidense do século XX. Tinha 91 anos e sua literatura (e esse é talvez o mais insolúvel de seus mistérios) encerrava com insuportável gênio e leveza a dor de crescer, essa viagem de iniciação sobre ele que se constrói em grande parte da épica de um país sempre em trânsito até a maturidade. Mas, por que fugiu repentinamente da fama o autor da bíblia adolescente? Que fantasmas lhe perseguiam desde a Segunda Guerra Mundial? O que lhe atormentava fisicamente? Foram verdadeiros os ciúmes por Chaplin? Quanto lhe afetou que ao menos três fanáticos de sua literatura se convertessem em potenciais assassinos? Seguiu escrevendo? É verdade que abraçou o budismo? Jerome David morreu em paz?

Salinger com Emily Maxwell, mulher de seu amigo William Maxwell. El País

O livro já tem editoras interessadas ao redor do mundo. Na Espanha, por exemplo, a Seix Barral garantiu a berlinda e a diretora, Elena Ramírez, entrou para o seleto grupo que vem tendo acesso a parte do material que deverá vir a lume no mês que vem. Tudo vem sendo mantido a sete chaves e por esses dias, foi que o jornal estadunidense USA Today deu a conhecer, por exemplo, algumas das mais de 170 fotografias inéditas que contém o livro de Salerno e Shields. Numa delas, Salinger está junto a quatro soldados, isto é, a colegas (pelos menos foram durante décadas e agora há cartas e diários que o atestam) com os quais desembarcou na Normandia. Com bigode e sorridente, todavia, ainda não havia começado seu calvário, aquilo que será sua experiência mais traumática: assistir na primeira fila aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Salinger conheceu os campos de extermínio, e os fantasmas daquele genocídio jamais lhe abandonaram. Acabou num hospital psiquiátrico militar e não é por acaso que o primeiro capítulo do livro seja precisamente o dedicado a esse ponto sem retorno em sua vida: o desembarque numa Europa devastada pelo horror.

Além da leva de fotografias inéditas, a biografia sobre Salinger é produto de mais 200 depoimentos, além de diários e cartas nunca publicadas (vá aqui para ter acesso a mais informações do gênero).

Para Ramírez, que disse faltar apenas os últimos capítulos para finalizar a tradução do livro para o espanhol aí se desfará muitos dos mistérios que rodeiam o escritor, sua vivência na guerra, suas dificuldades físicas, sua relação com as mulheres, a fama que primeiro buscou e logo recusou, as tentativas de assassinatos com seus livros em mãos... E conclui: a vida de Salinger foi totalmente fora do comum.

Com sua morte, Salinger ressuscitou. Era previsível. Seus amigos começaram a falar sobre ele e descobriram muitas de suas intimidades. As peças do puzzle começaram a se encaixar. A vida do escritor, essa vida cifrada em seus niilismos e nos relatos desencantados, talvez ajude a retratá-la melhor mas parece improvável que isso nos deixe de compreender porque Seymor Gllass, talvez seu personagem mais triste, acertou um tiro na cabeça precisamente num dia tão perfeito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Clarice Lispector, entrevistas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579