Uma novo rosto para Emily Dickinson


A necessidade pela novidade, às vezes até bestial da mídia por detalhes, minúcias, curiosidades, ti-ti-ti sobre escritores tem dado uma nova cara ao 'falar' sobre literatura. Se por um lado isso é desvantajoso, por outro pode até ser iniciativa para o incentivo à leitura. As descobertas do tipo muitas vezes têm lá suas vantagens, mas isso, deixemos, é coisa para se tratar noutra ocasião.



Toquei no assunto porque eis que se apresenta agora um novo rosto para a poeta Emily Dickinson. Até então só a conhecíamos através da foto de 16 anos de idade que mostra Dickinson como uma estudante . A idade é provisória, estima-se que a famosa foto (imagem acima) seja de 1847, muito antes, portanto, de quando se tornou efetivamente poeta.



O novo rosto para Emily emergiu através do The Guardian depois que o Amherst College autentica uma foto sua de 1859. Na imagem (acima) estão a poeta e sua amiga Kate Scott Turner. Estima-se que na nova fotografia, ela tenha 28 anos de idade.



A descoberta vem se juntar ao feito também recente da descoberta de uma imagem de Jane Austen aos 13 anos (imagem à esquerda). Até então só conhecíamos um esboço desenhado por sua irmã Cassandra (imagem à direita).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 + 1 livros de contos da literatura brasileira indispensáveis

Carolina Maria de Jesus, a escritora que catava papel numa favela

José Saramago e As intermitências da morte

Visões de Joseph Conrad

Cecília Meireles: transcendência, musicalidade e transparência

Sor Juana Inés de la Cruz, expoente literário e educativo do Século de Ouro espanhol

Ensaios para a queda, de Fernanda Fatureto

A melhor maneira de conhecer o ser humano é viajar a Marte (com Ray Bradbury)

Os diários de Sylvia Plath

Boletim Letras 360º #246