Hora de Clarice



Num ano em que o Instituto Moreira Salles (IMS) deu pulsão ao Dia D para o celebrar o poeta Carlos Drummond de Andrade, a atual editora que detém os direitos autorais da obra de Clarice Lispector espelha-se no bom exemplo e dá vazão a uma programação não aquém da do IMS para a escritora brasileira. 

Batizado de "Hora de Clarice" o evento vem reforçar aquilo que já sabemos: Clarice é moda e figura indelével no panteão da memória comum dos brasileiros, afinal, e isso eu comentava outro dia na minha página do Facebook, ela, juntamente com Oscar Wilde e Fernando Pessoa são os escritores de quem mais se fabricam frases feitas, umas realmente ditas por eles, mas outras mais inventadas pelo bestiário popular.

"Hora de Clarice" se realiza amanhã, dia 10 de dezembro, data em que a autora de A paixão segundo G. H. faria, se viva fosse, 91 anos. O evento congrega leitores e admiradores de Clarice nos vários centros do país. E em todos eles haverá alguma programação. 

No Rio de Janeiro é onde a programação será mais intensa. Já a partir das 11h, dará largada um passeio literário intitulado "O Rio de Clarice". O itinerário será conduzido por Teresa Montero, autora da primeira biografia de Clarice. 

Às 16h30, Pedro Vasquez e Claudia Nina estarão no bate-papo "Crônicas para jovens: um novo olhar sobre a obra de Clarice"; isso na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon. E às 18h, José Miguel Wisnik dirige conferência no IMS. O dia carioca se encerra às 21h no Midrash Centro Cultural com a palestra "Ver e ler Clarice: fotografia e literatura" com a professora Nádia Gotlib e atriz Rita Elmôr.

Ainda no Rio de Janeiro, haverá Intervenções poéticas com leitura de textos de Clarice Lispector na estação Siqueira Campos e na travessia da barca Rio-Paquetá, além da leitura dos textos, apresentação das canções favoritas de Clarice. E não se fecha, essa programação, só no dia 10; entre os dias 12 e 14, Suzana Vargas coordena um ciclo de palestras que olhará para a obra da escritora sob diversos ângulos.

Em São Paulo, José Castello, organizador da coletânea Clarice na cabeceira - romances apresenta a palestra "Clarice no abismo", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Para os lados de cá, no Recife, das 9h até às 17h haverá encontros coordenados pelo psicanalista André Resende na Livraria Jaqueira.

A editora Rocco está ainda com vários projetos (futuros) de lançamentos (de inéditos, inclusive) da escritora: como os textos da Clarice jornalista e outros textos da literatura infantil.

* As informações desse texto foram coletadas da página da Editora Rocco para Clarice Lispector; por , os leitores, têm acesso às informações em mais detalhes.

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #593

Boletim Letras 360º #592

“O cortiço” como expositor das mazelas e injustiças sociais

O visitante, de Osman Lins

Boletim Letras 360º #587

Boletim Letras 360º #586