A caderneta de campo de Euclides da Cunha

Frontispício da capa do caderno de notas de Euclides da Cunha. Acervo IHGB. Arquivo.


A proliferação de blogs como complementos de leitura para sites, portais e projetos ganha a rica contribuição do Blog da Biblioteca Nacional. E nesse espaço tem circulado as digitalizações que a equipe da BN tem disponibilizado aos estudiosos, leitores e curiosos. Obras como a primeira edição de Os lusíadas, de Camões, a do fólio datado de 1572, ou Dom Casmurro, centenário romance de Machado de Assis, entre outros, figuram como algumas das importantes novidades.

Recentemente o blog disponibilizou a digitalização da caderneta de campo de Euclides da Cunha; o produto de um trabalho em andamento desde 2009. Este caderno de notas cobre a passagem do escritor por Canudos, em 1897. Como é sabido, a estadia do então convocado pelo jornal Estado de São Paulo deu origem a escrita de Os sertões, livro publicado em 1902. 

As anotações dão contas dos conflitos naquele espaço quando uma força tarefa foi enviada para a dizimação do povoado fundado por Antônio Conselheiro, sob a acusação de ameaça à República. Os acontecimentos entraram para a história brasileira como uma das maiores tragédias a mando do próprio estado. 

Além dos dados, a edição desta caderneta contém alguns rascunhos sobre a topografia da região de Canudos e que foram aproveitados também na escrita do livro de complexa classificação no panorama das letras brasileiras. 

Precede ainda um ensaio de apresentação redigido por Benicio Medeiros, amplia-se com as notas do organizador e o texto "Um caderno de bolso de Euclides em Canudos", de Olímpio de Souza Andrade. Um rico material.

A disponibilização de materiais dessa natureza na web é de extrema importância não apenas porque é mais uma forma de preservação da memória das letras brasileiras mas por colocar ao alcance dos leitores esses materiais cujo acesso só estava disponível aos que tinham acesso ao acervo da Biblioteca Nacional, cuja sede está no Rio de Janeiro.


Fonte: Blog da Biblioteca Nacional

 

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #593

Boletim Letras 360º #592

“O cortiço” como expositor das mazelas e injustiças sociais

O visitante, de Osman Lins

Boletim Letras 360º #587

Boletim Letras 360º #586