A vida e a arte de Sylvia Plath


Por Fernanda Fatureto




A biografia de Sylvia Plath, Ísis americana: a vida e a arte de Sylvia Plath (Bertrand Brasil, 2015), de Carl Rollyson, compreende toda a vida da poeta americana e é das mais completas já publicadas sobre uma das mais lendárias figuras modernas do século XX. Porque exerceu diversos papéis-chave como mulher na sociedade americana e inglesa das décadas de 1950 e 1960. Sylvia não era apenas um rosto bonito, uma blond girl, femme fatale capaz de seduzir homens com quem manteve correspondência amorosa até conhecer o poeta Ted Hughes. Durante o período de formação na Smith College, nos Estados Unidos, foi aluna destaque em literatura e eleita editora da Smith Review. Nos anos de 1950 foi convidada para ser editora na revista de moda  Mademoiselle e passou uma temporada em Nova York lhe rendendo histórias, muitas delas deram composição ao livro A redoma de vidro, seu único romance publicado.

O professor de jornalismo da Baruch College, em Nova York, também autor de biografias sobre Marilyn Monroe e Susan Sontag, recorreu a diários pessoais, cartas, outras biografias já realizadas e entrevistou centenas de pessoas ligadas ao universo Plath, de ex-colegas da Smith a fontes mais próximas para narrar em oito capítulos os principais acontecimentos que fizeram a poeta ser quem foi. Com títulos sugestivos como “Filha Primordial dos Tempos”; “Senhora de Todos os Elementos”; “Rainha dos Mortos”; “Eu Sou a Natureza”; “Rainha do Mar”; “A Mãe Universal”; “Rainha Também dos Imortais” e “No Templo de Ísis: Entre os Hierofantes”, Carl Rollyson se utiliza de conceitos mitológicos para explicar o universo Plath fazendo uma referência aos egípcios. Ísis era uma deusa egípcia, a Rainha dos Mortos, que juntou os pedaços de Osíris após sua morte. Com uma narrativa fluida e embasada principalmente na correspondência de Sylvia com sua mãe, Aurélia Plath, não usa do artifício da morte trágica para alavancar o livro. A vida da autora é analisada em 385 páginas de maneira igualitária em todos os períodos.

Para Rollyson, Plath conseguiu arrastar uma legião de fãs de tal forma que toda a mitologia de sua vida gira em torno de sua morte. Mas certamente a força de seus versos foi a responsável por consagrá-la. Em Ariel, seu último livro, toda a interioridade conflitiva da poeta ressoa e preconiza seu talento literário: “Deixei coisas escaparem, navio de carga com trinta anos / Teimosamente se prendendo a meu nome e endereço. / Eles me lavaram de minhas associações amorosas./Assustada e nua sobre a cama de rodas com travesseiros de plástico verde, / Assisti meu aparelho de chá, minhas roupas de linho, meus livros/Submergirem e sumirem, e a água cobrir minha cabeça. / Sou freira agora, nunca fui tão pura.”.

O biógrafo afirma que uma sensação de desilusão e vazio acompanharam Sylvia desde a adolescência e a poesia era a forma com que ela  recuperava a vontade de permanecer conectada ao mundo.



A primeira tentativa de suicídio ocorreu em 1953 após o período em Nova York. A pressão por responsabilidades e a carga de trabalho na revista lhe rendeu um colapso nervoso. Plath se deprimiu e tentou se matar. Tinha 21 anos. A biografia tenta ser justa quanto ao problema psicológico da poeta e evita achar inocentes ou culpados em relação à sua saúde. Também não vilaniza Ted Hughes, marido da escritora. No início da narrativa, Rollyson cita a ação de fãs em que muitos riscaram o sobrenome de Hughes do túmulo, deixando a inscrição apenas com o nome de solteira da poeta na tentativa de responsabilizá-lo pela morte da autora. Em Ísis americana o retrato do poeta inglês é de um mulherengo com gênio forte, mas escritor brilhante que gostava muito de Sylvia e mostra a tentativa do casal de se acertar numa época em que mulheres não se sobressaíam profissionalmente. Sylvia e Ted tinham a mesma profissão, ambos poetas publicados, o que tencionava a convivência de ambos.

Em "Lady Lazarus", um dos poemas mais vibrantes de Plath, vê-se quão dramática e intensa foram suas escolhas: “Tentei outra vez. / Um ano em cada dez / Eu dou um jeito –”. Em outra parte do poema vemos: “Disparo o pano / Oh, meu inimigo. / Eu te aterrorizo? / (…) Tenho apenas trinta anos. / E como gato, nove vidas para morrer. / Esta é a Número Três. / Que besteira / Aniquilar-me a cada década.”  O universo de Sylvia Plath era melancólico. Ela conheceu o poeta Ted Hughes, com que viria a se casar, na Inglaterra, quando ganhou uma bolsa de estudos da Fullbright, em Cambridge, para cursar mestrado. Logo o casal se tornaria reconhecido em revistas literárias e pelos livros publicados.

A dedicação de Plath ao trabalho literário a levou às últimas consequências, assim como a relação conflitante com o marido com quem teve dois filhos. O biógrafo afirma que para a poeta “era melhor a ansiedade do artista do que a neurose do conformista”. Em 1962, o casal se separa quando a autora descobre a infidelidade de Hughes. Em onze de fevereiro de 1962, Sylvia Plath comete suicídio ao ligar o gás da cozinha e colocar a cabeça dentro do forno. Morreu por asfixia aos 30 anos. Segundo o biógrafo, “as pressões sobre uma mulher que se vê de forma tão megalomaníaca são enormes, e compreender tais pressões e as reações de Plath a elas provê uma perspectiva inédita e incrível que torna a obra, o casamento e o suicídio da autora finalmente compreensíveis em termos do modo como vivemos hoje”.

A tragédia da vida de Sylvia Plath se assemelha a das heroínas das ficções em um mundo onde as convenções impõem um martírio às mulheres que estão à frente de seu tempo. Nas palavras de Carl Rollyson: “Conseguir a história, conseguir o homem, num mundo em que tanto o indivíduo quanto a pátria estavam à beira da destruição, viria a permanecer crucial para a ideia que Sylvia nutria sobre ordem mundial.” Mas as pressões sobre a jovem mulher a fizeram relegar sua vida e sua arte à posteridade, como nos versos de Lady Lazarus: “E há um preço, um preço muito alto/Para cada palavra ou cada toque/Ou mancha de sangue”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #575

Ca-ca-so

Sete poemas de Miguel Torga

A criação do mundo segundo os maias

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574