Os desenhos de Manoel de Barros


Já tem alguns anos que o diretor Pedro Cezar filmou Só dez por cento é mentira, filme que descobri já algum tempo, mas ainda não tive oportunidade de vê-lo. Está, desde então, na extensa lista dos que preciso assistir. O filme é um trabalho em torno da vida a partir da obra do poeta Manoel de Barros; o título, aliás, é aproveitamento de uma famosa frase sua.

É fato que não irei comentar sobre o filme, se ainda não o vi. Mas, retomo ele, porque foi a partir da sua descoberta, que descobri Manoel de Barros desenhista. Sim, o poeta é um desenhista. Já usei esta frase noutra ocasião: quando se publicaram, encartados à quinta edição do caderno-revista 7faces, os desenhos de outro poeta, os de Márcio de Lima Dantas. E retomo a ideia que elaborei para o texto de prefácio dessa publicação: se o trabalho do poeta está em resignificar a palavra, também, parece essa a função que se preserva quando se põe à arte de desenho. Talvez não seja isso um ofício de poeta, mas da própria arte que requer esse movimento.

No terreno do ilusório verdadeiro, Manoel de Barros, que já tem por volta de 20 livros publicados, revelou-se também aliado às desimportâncias de outro tipo de traço que não o desenho da letra no papel.

Os cinco primeiros recortes disponibilizados abaixo foram retirados do site do filme de Pedro Cezar que pode ser acessado por aqui; os outros são de pescarias aleatórias na web.












Ligações a esta post:
>>> Leia mais sobre Manoel de Barros nas notas publicadas na coluna Os escritores em 2008, por aqui


Comentários

thaysbm disse…
Olá, bom dia! :)

os outro desenhos foram retirados de onde? boa parte fazem parte do livro "o guardador das águas", mas essa ultima figura com os "seres" do chao me chamou atenção e gostaria de saber qual a fonte.

Muito obrigada!
Pedro Fernandes disse…
Thays, os desenhos podem ser encontrados no livro "Celebração das coisas. Bonecos e poesias de Manoel de Barros", organizado pelo jornalista Pedro Spíndola e publicado pela Fundação Manoel de Barros (Campo Grande, 2006).

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574

Dalton por Dalton