Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2019

Preencha o formulário para participar da promoção. Se você não chegou aqui pelo Facebook, não deixe de findar sua inscrição cumprindo o restante do regulamento desta promoção.

Molière, o desapiedado satírico sempre atual

Imagem
Por Alberto López





Molière nunca sai de moda. Suas obras cômicas são mais interpretadas que as de qualquer dramaturgo atual porque soube estabelecer meio caminho entre a denúncia e a sátira, a ridicularização e a correção dos costumes exagerados da França de meados do século XVII. Não em vão, o autor francês passou para a história como um dos escritores mais universais e traduzido para todas as línguas.
Ele próprio se encarregou de protagonizar muitas de suas obras e, fazendo seu o lema dos teatros italianos ambulantes que percorriam a França em princípios do século, conseguiu “corrigir os costumes rindo” à base de crítica e situações absurdas entre suas personagens, embora não sem atravessar misérias e desencantos ao longo de sua vida.
Nasceu numa família sem recursos mas bem relacionada com a realeza pelo trabalho do pai como tapeceiro, mas desde pequeno, e por influência de seus tios, o teatro lhe chamou a atenção ao ponto de se dedicar a ele por inteiro sem querer saber de nada do …