Por que Literatura?


Pedro Fernandes, o mantenedor desse blog que ministra fala Por que Literatura numa mesa-redonda dia 07 de outubro no I CNELL/VII SELLP. Foto de Netanias Mateus. Arquivo VII CMELP


Este é o título da fala que ministro amanhã, 07 de outubro, na abertura de uma mesa redonda para o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. A mesa é a que discutirá sobre o tema Literatura e Ensino. O meu interesse pelo tema surge ainda na graduação quando estive, por vários momentos, colocado contra a parede para dar uma resposta acerca da contribuição prática para o então projeto de conclusão do curso escrito para leitura (análise) literária e vem ganhando contornos em vários outros momentos acadêmicos. Cito, dentre eles, o curso Literatura e ensino feito no decorrer do mestrado e o desdobramento de vários textos a respeito escritos para jornais. Por ocasião do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, realizado em agosto desse ano, as discussões nesse sentido foram ainda mais ampliadas, quando ministrei um minicurso cujo tema Sobre literatura e seus usos práticos e coordenei o Grupo de Trabalho junto a professora Dra. Maria Edileuza da Costa que se propunha a discutir o tema O texto e a leitura literária na sala de aula. Meu propósito com a pergunta nessa mesa é, antes de oferecer uma resposta convincente e conclusiva, o de engendrar um roteiro que produza encaminhamentos individuais para um entendimento da relação Literatura-Ensino e sua importância na formação pessoal dos acadêmicos de toda e quaisquer área.

O I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários trata-se de um evento que ocorre paralelo a sétima edição da Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, evento bienal e do calendário acadêmico do Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia. O evento tem ainda a parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras. Inicia-se hoje, dia 06 e finda sexta-feira, dia 08 de outubro. Conta com uma extensa programação que inclui conferências, mesas redondas, minicursos, simpósios e atrações culturais.


Ligações a esta post:
>>> Para saber mais sobre o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, clique aqui
>>> Através da página do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (aqui) você tem acesso aos textos produzidos para o Grupo de Trabalho O texto e a leitura literária na sala de aula, bem como de todo o material acadêmico produzido para o evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os mistérios de "Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Os segredos da Senhora Wilde

Andorinha, andorinha, de Manuel Bandeira

Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela, de Ignácio de Loyola Brandão

Boletim Letras 360º #324

Boletim Letras 360º #325

Desaguadouro de redemunhos. Grande sertão: veredas