Por que Literatura?


Pedro Fernandes, o mantenedor desse blog que ministra fala Por que Literatura numa mesa-redonda dia 07 de outubro no I CNELL/VII SELLP. Foto de Netanias Mateus. Arquivo VII CMELP


Este é o título da fala que ministro amanhã, 07 de outubro, na abertura de uma mesa redonda para o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. A mesa é a que discutirá sobre o tema Literatura e Ensino. O meu interesse pelo tema surge ainda na graduação quando estive, por vários momentos, colocado contra a parede para dar uma resposta acerca da contribuição prática para o então projeto de conclusão do curso escrito para leitura (análise) literária e vem ganhando contornos em vários outros momentos acadêmicos. Cito, dentre eles, o curso Literatura e ensino feito no decorrer do mestrado e o desdobramento de vários textos a respeito escritos para jornais. Por ocasião do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, realizado em agosto desse ano, as discussões nesse sentido foram ainda mais ampliadas, quando ministrei um minicurso cujo tema Sobre literatura e seus usos práticos e coordenei o Grupo de Trabalho junto a professora Dra. Maria Edileuza da Costa que se propunha a discutir o tema O texto e a leitura literária na sala de aula. Meu propósito com a pergunta nessa mesa é, antes de oferecer uma resposta convincente e conclusiva, o de engendrar um roteiro que produza encaminhamentos individuais para um entendimento da relação Literatura-Ensino e sua importância na formação pessoal dos acadêmicos de toda e quaisquer área.

O I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários trata-se de um evento que ocorre paralelo a sétima edição da Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, evento bienal e do calendário acadêmico do Departamento de Letras do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia. O evento tem ainda a parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras. Inicia-se hoje, dia 06 e finda sexta-feira, dia 08 de outubro. Conta com uma extensa programação que inclui conferências, mesas redondas, minicursos, simpósios e atrações culturais.


Ligações a esta post:
>>> Para saber mais sobre o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, clique aqui
>>> Através da página do VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (aqui) você tem acesso aos textos produzidos para o Grupo de Trabalho O texto e a leitura literária na sala de aula, bem como de todo o material acadêmico produzido para o evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574