Boletim Letras 360º #291

Eis a edição desta semana do Boletim Letras 360º. Chamamos atenção dos leitores para a nova promoção apresentada em nossa página no Facebook. Desta vez, em parceria com HarperCollins Brasil sorteamentos uma edição da biografia de J. R. R. Tolkien escrita pelo Humphrey Carpenter e editada por esta casa editorial. Saiba mais aqui.

Os muitos lugares de José Saramago vinte anos depois do Prêmio Nobel. Mais detalhes ao longo deste Boletim.

Segunda-feira, 01/10

>>> Brasil: Duas vezes Mary Poppins

Ela é uma das personagens mais originais e amadas da ficção infanto-juvenil moderna. Carregando uma maleta e um guarda-chuva, surgiu pela primeira vez voando, literalmente – e essa é só a primeira das surpresas que essa fabulosa babá tem para você. Um aniversário no zoológico, a história da Vaca Dançante, um chá da tarde nos ares, delicados remendos no céu noturno... Mary Poppins é durona e misteriosa, e também irresistível! Publicada em 1934, a primeira história de Mary Poppins foi um sucesso imediato e desde então fascina crianças e adultos. A Zahar prepara uma edição que traz o texto integral em tradução do escritor Joca Reiners Terron, que também assina a apresentação. E mais: 20 ilustrações originais de Mary Shepard e cronologia de vida e obra de P.L. Travers. A edição impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo. Junto com ela, seguindo o mesmo padrão, a história do retorno de Mary Poppins à família Banks – e com ela por perto a rotina se transforma em aventura. Uma babá na gaiola, o segredo dos bebês, as reviravoltas da segunda segunda-feira do mês, a noite de folga... Publicado em 1935, A volta de Mary Poppins é um clássico para crianças e adultos. Essa edição traz as ilustrações originais de Mary Shepard.

Terça-feira, 02/10

>>>> Brasil: Uma coleção para reunir obras sobre a literatura de José Saramago

A Editora Moinhos, em novembro, lançará, no Rio de Janeiro, a Coleção Estudos Saramaguianos. O primeiro livro a ser apresentado será José Saramago. Entre a história a ficção, uma saga de portugueses, de Teresa Cristina Cerdeira, seguido do livro Peças para um ensaio, organizado por Pedro Fernandes de Oliveira Neto. Esta ideia "forma parte no amplo circuito da crítica sobre a obra do escritor português. Não tem a ambição de contornar as fronteiras desse universo, mas apresenta-se interessada em compor um painel multissignificativo: o suficiente para mostrar às várias gerações de leitores que agora descobrem ou redescobrem a literatura de Saramago outros leitores também de gerações e lugares diversos que decidiram levar um pouco mais adiante a tarefa da leitura", anunciou a editora em sua página do Facebook. "Coordenada por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, leitor assíduo da obra do escritor português, diretor da Revista de Estudos Saramaguianos e autor de Retratos para a construção do feminino na obra de José Saramago, a coleção é uma nova guinada do que agora podemos chamar de sobrevida do escritor, esta constituída pela atividade criativa dos leitores da sua obra" - emenda.

Quarta-feira, 03/10

>>> Brasil: Novo volume reúne textos de Edgar Allan Poe - da poesia a cartas pessoais do escritor

O segundo volume da coletânea Edgar Allan Poe: Medo clássico sai pela DarkSide. No primeiro livro os leitores começaram a conhecer a casa de espelhos de Poe: suas máscaras e segredos, seu ímpeto aventureiro, suas mulheres etéreas e seu corvo imortal. Agora, o segundo volume explora seus devaneios sobre a finitude humana, o desamparo da perda e a solidão do nunca mais. Reunindo contos, poemas e cartas que trazem à tona um lado ainda mais sombrio do escritor, a obra mostra toda a força das palavras do autor em 12 obras-primas de ficção, como "William Wilson", "O homem da multidão", "O demônio da perversidade", "Uma descida ao Maelström", "A verdade sobre o caso do sr. Valdemar e Lenore". Um capítulo extra apresenta cartas pessoais do autor. A tradução é de Marcia Heloisa.

Quinta-feira, 04/10

>>> Brasil: A revista Pessoa, voltada para a literatura em português, prepara para breve a publicação de uma antologia de autores brasileiros e portugueses no exterior

A reunião de textos, batizada de The Picture Alive - New Writing in Portuguese, tem o apoio de Universidade Columbia e sai em novembro, com organização de Mirna Queiroz e Eric Becker, editores da Pessoa e da Words Without Borders, respectivamente. Entre brasileiros selecionados, estão Victor Heringer (imagem), Ismar Tirelli Neto, Vilma Arêas, Paulo Henriques Britto, Armando Freitas Filho e outros. João Barreto Guimarães, de Portugal, e Lucílio Manjate, de Moçambique, também fazem parte. Ao todo, são 16 escritores na edição, que será bilíngue.

Sexta-feira, 05/10

Portugal: Deve sair em novembro, nova biografia de José Saramago

A convite da editora Livros do Horizonte, o jornalista Joaquim Vieira, biógrafo de Mário Soares e Francisco Pinto Balsemão, assumiu a empreitada de escrever a biografia do escritor José Saramago, tarefa que lhe leva já três anos de trabalho e se encontra na fase final, com lançamento previsto dentro de um mês. A nota é do Observador, que diz ainda ser esta a biografia que "revela um homem sedutor, com uma relação 'atribulada' com as mulheres, responsável pelo saneamento de jornalistas no Diário de Notícias e um militante comunista que chegou a causar incômodo ao Partido Comunista Português".

.........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+InstagramFlipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ca-ca-so

Boletim Letras 360º #575

Sete poemas de Miguel Torga

A criação do mundo segundo os maias

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574