A eternidade de um enigma





Quem acompanha a TV aberta já sabe que uma das mais enigmáticas personagens da literatura brasileira estará numa versão que estreou ontem, dia 9 de dezembro, na TV Globo. É Capitu, personagem que integra uma adaptação de Dom Casmurro, romance de Machado de Assis. 

A série é dirigida por Luiz Fernando de Carvalho e está organizada em cinco capítulos e conta com nomes como da atriz Maria Fernanda Cândido que fará Capitu quando adulta, já casada com Bento.

A adaptação utiliza-se como título o nome da personagem feminina mais importante para o romance. Capitu divide o amor infantil (e depois obsessivo) de Bento. Tornou-se peça-chave de um enigma: o da traição ou não com o amigo em comum ao casal, Escobar. 

Capitu, a série, homenageia o centenário de morte de Machado de Assis. Adaptada por Euclydes Marinho e com texto final do próprio diretor, o enredo é ocupado em dois terços pela juventude do casal, ganhando o mesmo destaque que tem no livro. E, embora o amor dos meninos em nada anuncie o final trágico da história o público já poderá reconhecer neles as personagens adultas. 

Na TV como no livro, a história de amor será contada por Bento e sua visão dos fatos - mantendo, assim, o grande enigma que segue fazendo debate entre os leitores. Machado de Assis publicou Dom Casmurro em 1899, já no âmbito da chamada fase realista iniciada com outro romance fundamental da sua obra, Memórias Póstumas de Brás Cubas. 

Aguardemos o seriado.


Fonte: BRAVO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #570

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #574