Boletim Letras 360 #45


A vergonha nacional exposta. No dia posterior as celebrações do Natal de 2013, mais um ato de vandalismo ao monumento mais visado do Brasil: a estátua de Carlos Drummond, em Copacabana, Rio de Janeiro, foi pichada por casal já identificado como "empresários" de Minas Gerais.

O último de 2013. Está mais magro do que o costume. Compensa-se. Dizem por aí que ainda mal nos recuperamos da gordura e já estamos abrindo espaço para a engorda do Ano Novo... Estamos desejosos de que o ano que segue será assim, gordo de coisas boas, sobretudo, de boas leituras. Enquanto isso, vamos saber o que foi notícia ainda neste restinho de ano ocupado com listas e mais listas disso e daquilo. Continuamos a fazer as nossas que serão postadas aqui no dia 31. Fora isso, lista só a das melhores postagens, que estamos a percorrer desde o início da semana até meados de janeiro. Isso no Facebook. É só acompanhar a hastag  #RetroDoLetras2013.

E uma vez falarmos sobre nossa página no Facebook, não custa repetir por aqui o aviso que deixamos por lá, pedindo do leitor atenção redobrada para o caso:

Depois da política da restrição de crescimento das páginas instituindo ciladas à distância do leitor mediano no uso do Facebook e criando preços para alavancar postagens, a rede de Mark Zuckerberg, armou outra cilada. Agora, para além de ser amigo de uma página e saber de tudo o que aí se passa, é necessário clicar na opção <seguir>. Fica o alerta aos amigos do Letras in.verso e re.verso e o pedido de que repassem adiante essa informação.


Segunda-feira, 23/12

>>> Brasil: Ariano Suassuna cai no frevo em 2014

O maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, homenageia o escritor. A camisa oficial do bloco traz estampas de figuras que fazem alusão às obras do escritor; além da blusa, um CD, Frevo no auto do reino de Ariano, composto de faixas inspiradas na vida e obra de Ariano; e no desfile o Galo trará carros alegóricos criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega com elementos inspirados nos romances de Ariano: o abre-alas, seguido pela Pedra do reino, Carro da cavalgada e o Auto da compadecida.


Terça-feira, 24/12

>>> Brasil: O que esperar do Cinema em 2014?

A partir de uma lista feita pelo jornal Folha de São Paulo fizemos um breve recorte de filmes que poderão ser considerados bons filmes:  Ninfomaníaca - Volume 1, com estreia para o dia 10 de janeiro; A Menina que Roubava Livros (31 de janeiro); Ninfomaníaca - Volume 2 (sem data em março); Sin City 2 - A Dame to Kill For (21 de março); Malévola (30 de maio); Planeta dos Macacos - O Confronto (25 de julho).


Quarta-feira, 25/12

>>> Brasil: A estátua de Carlos Drummond vandalizada 

Eis o triste retrato pós-celebrações de Natal. Instalada na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) em 2002 pela passagem do centenário de nascimento do poeta, a estátua que já teve em nove ocasiões outros tipos de vandalismo, como o de roubo dos óculos, foi agora pichada por um casal. Toda a ação pode ser vista a partir das imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento da orla. As imagens servirão no indiciamento dos dois por dano ao patrimônio público.


Quinta-feira, 26/12

>>> Brasil: 2014 será o ano de Antonio Callado

Entre os leitores mais interessados pela literatura brasileira ao menos terão ouvido falar de um título do escritor: Quarup. Este e toda sua obra será reeditada pela José Olympio a partir de fevereiro ou março. E é com Quarup e A assunção de Salviano que a nova coleção será aberta. Ao todo, serão relançados nove romances, sete volumes com as peças de teatro e um com ensaios e crônicas – um título por mês. É interesse da editora recuperar nessa reedição textos de Ênio Silveira e Ferreira Gullar e publicá-los como posfácio ou orelha. Outra ideia é convidar jovens escritores para também escreverem sobre o autor e sua obra, cujo projeto gráfico é assinado por Carolina Vaz.


Sexta-feira, 27/12

>>> México: Toda obra de Octavio Paz será reeditada

O Fondo de Cultura Económica (FCE), a mais importante editora mexicana, prepara uma nova edição das obras completas do poeta e ensaísta. Isso para marcar a passagem do centenário de seu nascimento. Além disso, Paz terá uma "wikibibliografía crítica" planejada pela FCE que estará alojada no site octaviopaz.mx que atualmente é construído pelo Ministério da Cultura. O destaque é que a FCE é parceira da Cosac Naify na reedição de alguns textos de Paz no Brasil. Se consolidará essa parceria a ponto de fazer a obra do escritor integralmente conhecida no país?

>>> Brasil: Novo romance de Pepetela em edição

Já somam quatro títulos do angolano Pepetela trazidos ao Brasil pela LeYa. Para janeiro de 2014, a editora prepara-se para colocar no mercado O Tímido e as Mulheres, romance que narra um triângulo amoroso entre Heitor, um tímido escritor, Marisa, locutora de rádio, e Lucrécio, seu marido preso a uma cadeira de rodas. O romance marca o novo ciclo temático na escrita de Pepetela, que é o de dar a ver uma Luanda contemporânea.


..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os mistérios de "Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Os segredos da Senhora Wilde

Andorinha, andorinha, de Manuel Bandeira

Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela, de Ignácio de Loyola Brandão

Boletim Letras 360º #324

Boletim Letras 360º #325

Desaguadouro de redemunhos. Grande sertão: veredas