Rol da feira, o novo livro de Márcio de Lima Dantas

Por Pedro Fernandes

Capa da edição de xerófilo

Quem aportou por aqui há algum tempo está familiarizado com o nome Márcio de Lima Dantas. Isso porque na segunda edição do caderno-revista 7faces demos a conhecer o ensaísta, com um texto sobre a obra do poeta Jorge Fernandes, então homenageado (ver o final desta post).

Na edição seguinte, publicou-se um encarte com um inédito do poeta, xerófilo; já por essa época, sondamos também por aqui sobre outro inédito intitulado Rol da feira, que era o encarte pretendido. Esperaríamos um ano para tê-lo, ofertado pelo próprio Márcio, para publicação no mesmo formato do anterior.

O leitor encontrará aí um conjunto de 23 poemas que do ano em que tive contato até agora passou, certamente, por reiteradas revisões, dado por todo poeta que tem na palavra seu ofício. Isso porque havia na edição que julguei pronta há um ano e alguns textos  não localizei na edição que sai agora ou mesmo o exercício de reescrita de outros.

Não me canso de dizer, sem quaisquer demagogias ou paparicagens críticas, porque como não gosto disso, também não sou disso, e nem tenho motivos para tanto, que Márcio de Lima Dantas é um dos nomes mais proeminentes da cena literária potiguar, quer a crítica empoleirada ache isso ou não.

Evidente que o Rio Grande do Norte tem hoje uma safra muito boa de comprometidos com a palavra e quem me lê poderá ter percebido algumas das minhas predileções; e há muitos nomes que conheço, que ainda não tornei público e tenho como importantes no que se refere a ampliação da tradição poética que já temos.

Meu interesse pela poesia de Márcio nasce no mesmo período em que mantinha contato com esses e outros nomes carimbados nessa cena literária. Foi do contato com Metáfrase, como assinalei no meu texto "O inédito de Márcio de Lima Dantas", publicado no caderno Expressão, do jornal Gazeta do Oeste, guiado pelo também poeta Mário Gerson.

Basta esperar a segunda-feira (30) para ler encartada a edição n. 5 do caderno-revista Rol da feira para entender com mais clareza o que estou falando.

Ligações a esta post:
>>> Leia sobre xerófilo 
>>> Pode assistir o booktrailer para xerófilo
>>> A edição de xerófilo está online aqui

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #593

Boletim Letras 360º #592

“O cortiço” como expositor das mazelas e injustiças sociais

O visitante, de Osman Lins

Boletim Letras 360º #587

Boletim Letras 360º #586