Ciclo de palestras Escritores e escrituras potiguares





Fica o convite e a programação

[...] estas solenidades realçam e brilham o fim de um sociedade histórica, mas o que a prestigia, eleva e dignifica são os trabalhos realizados, os vultos roubados ao esquecimen to e restituídos a admiração pública.

Câmara Cascudo

A primeira preocupação para com um registro historiográfico da literatura potiguar, atesta nosso professor Tarcísio Gurgel, data de 1897, através de Antonio Marinho. É bem visível que de lá para cá muito tempo já foi gasto; mais de um século, para sermos mais exatos. E, por incrível que pareça a literatura no estado ainda vive de sazonalidades, isto é, de pequenas empreitadas que se dão isoladamente no intuito de registrar que, por aqui, ainda se faz literatura. E como se faz! Os interesses em divulgá-la e valorizá-la é que são poucos, quase nulos.

O ciclo de palestras “Escritores e escrituras potiguares” foi idealizado em conjunto com professores, alunos do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande juntamente com o jornal De Fato que desde o ano passado tem atuado em parceria com a organização da Feira do Livro de Mossoró e faz parte do projeto “Formando Leitores”, projeto este que tem como objetivo estimular entre os jovens o gosto pela leitura.

Tendo em vista a escassez de incentivo e de conhecimento da literatura potiguar, trata-se de um conjunto de palestras que abrange dois dias de programação no stand do jornal De Fato e pretende apresentar um panorama da Literatura do Estado, através de três figuras icônicas: o escritor Jaime Hipólito; a poetisa Auta de Souza e o poeta Jorge Fernandes. Cada um com suas particularidades e dentro de seu estilo, marcas estas que valem a pena serem conferidas.

Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Lindelíllyan Fernandes Martins

Programação

07/08
Mesa 1 - Estórias Gerais de Jaime Hipólito
conferencista: Lindelíllyan Fernandes Martins
coordenadores: Pedro Fernandes de Oliveira Neto e Monick Munay Dantas da Silveira

08/08
Mesa 2 - Auta de Souza e Jorge Fernandes: cartografias e confluências poéticas
conferencistas: Pedro Fernandes de Oliveira Neto e Monick Munay Dantas da Silveira
coordenadora: Lindelíllyan Fernandes Martins


Coordenação e Orientação
Prof. Dr. Raimundo Leontino Leite Gondim Filho
Prof. Esp. Aluísio Barros

Apoio
Jornal de Fato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574