Outras trilhas para o Dom Quixote




Depois de anunciar recentemente uma parceria com a plataforma do Youtube para a leitura na íntegra do romance de Miguel de Cervantes, a novidade agora é que a primeira edição das aventuras do engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha está disponível na rede em formato interativo. A ideia é da Biblioteca Nacional da Espanha. O projeto apresenta na web uma versão digitalizada dos exemplares de 1605 e de 1615, que a instituição conserva em seu acervo.

O projeto, que foi denominado de Quixote interativo, permite uma nova aproximação a obra de Miguel de Cervantes, considerada uma dos maiores romances publicados em língua espanhola. Além da possibilidade de folhear as páginas digitais do livro ambientadas com música de fundo, a plataforma oferece também uma série de conteúdos que ajudam a contextualizar a leitura.

Entre os complementos que contém o site está um mapa com as aventuras do Quixote e uma galeria com ilustrações dos personagens da obra, assim como de alguns de seus momentos mais emblemáticos. Igualmente, está disponível uma página para os livros de cabeceira, onde se é possível o exame das relações do texto de Cervantes com outros textos de cavalaria. Como é sabido Cervantes compõe o Dom Quixote numa época em que Espanha e Europa estava saturada das novelas de cavalaria. O livro que, ironicamente é também uma novela de cavalaria, estabelece ao longo do texto uma leva de diálogos com outros textos dessa época.

Segundo dados da Biblioteca Nacional, a iniciativa reúne material proveniente de 43 edições distintas que inclui 1.282 páginas - as duas partes da obra -, 165 ilustrações e mapas, 37 notas explicativas, 21 obras relacionadas e 13 faixas de música. O acesso a toda esta leva de informações é facilitado por uma leva também de funcionalidades como zoom de alta qualidade, sistema de busca sobre o texto e várias opções de impressão.

Ligações a esta post:
>>> Para ter acesso a ideia, clica aqui.
>>> Para ler sobre Dom Quixote no Youtube, vá aqui.

* Via jornal El País.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os mistérios de "Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Os segredos da Senhora Wilde

Andorinha, andorinha, de Manuel Bandeira

Boletim Letras 360º #323

Boletim Letras 360º #324

Desaguadouro de redemunhos. Grande sertão: veredas

Boletim Letras 360º #325