Joyce para crianças

Uma das versões para a capa de The cats of Copenhagen, o inédito de James Joyce editado na Irlanda pela ITHYS PRESS


Se James Joyce é complexo para os adultos (convenção questionável), resta lê-lo na "versão infantil" para saber se essa característica se revigora ou muda. Vou confessar que sou admirador do escritor por causa desse mito da leitura complexa - devo ter algum tipo de masoquismo por leituras do tipo - mas desconheço sua obra, tanto a "adulta" quanto a "infantil".

A ITHYS PRESS, uma pequena editora da Irlanda anunciou, recentemente, a primeira aparição de uma versão impressa de um conto do autor de Ulisses. The cats of Copenhagen (Os gatos de Copenhague - tradução literal) é o nome da obra em questão. A edição que agora sai publicada é uma tiragem rara e especial de somente 200 exemplares.

A modo de O gato e o diabo (já editado no Brasil pela Cosac Naify), outro exemplo e parece que único apenas conhecido do Joyce "infantil", essa nova obra, diz a editora, soma-se no teor de surpreendente subtexto do anterior. As duas obras foram escritas a poucas semanas entre uma e outra, e estão no original em forma de cartas que foram enviadas por Joyce ao seu neto, Stephen. 

The cats of Copenhagen publicado ela ITHYS foi transcrito dos manuscritos originais datado de 5 de setembro de 1936. A carta é um dos muitos itens que foram doados para a Fundação James Joyce, em Zurique, pelo filho da segunda mulher de Giorgio Joyce. 

Quase perdida e esquecida, a carta ora publicada é um achado para a bibliografia do autor de Ulisses. Os editores se inspiraram no espírito excêntrico do escritor para a composição do design da obra que foi impressa com tipografias do início do século XX e com capas em diferentes formatos, além das ilustrações compostas em caneta e encomendados pela Typographique. Edição, logo, digna de colecionador.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortázar forasteiro

Dez poetas necessários da nova literatura brasileira

Coral, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Os segredos da Senhora Wilde

Cortázar de A a Z

O que é a Literatura?, de Jean-Paul Sartre

Dez mulheres da literatura brasileira contemporânea