Um regresso com Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago





Ano passado quando voltei a Pau dos Ferros pela ocasião do II Encontro com escritores e do I Ciclo de Conferências, evento promovido pelo rico projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), eu já estava trabalhando na escrita do meu livro, Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, lançado em outubro passado. Evidente que o trabalho maior já estava escrito, afinal, esta publicação é fruto do texto que redigi para a conclusão de meu Mestrado em Letras, cursado ao longo dois anos que tive o privilégio de conviver com a intensa movimentação acadêmica que é o Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, onde retorno sempre com muita satisfação.

Digo isso porque, conforme já tenho alardeado pela minha página pessoal no Facebook, estou retornando a este lugar onde fiz grandes amizades e organizei alguns nomes pelos quais guardo zelo e respeito, agora com autor, enfim, para, primeiro, fazer um lançamento do livro e, segundo, conversar sobre sua feitura com as pessoas.

E o retorno se dará por ocasião do III Encontro com Escritores o II Ciclo de Conferências do BALE. Neste ano, o evento ocorre por ocasião de outro grande evento que tem seu início no dia 12 até o dia 14, o II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, evento que, também vi surgir, quando estive em Pau dos Ferros.

O evento do BALE se concentra durante todo o dia 14 de dezembro, já a partir das 8h30 no Auditório Central do Campus. O encontro e as conferências são com escritores e é uma atividade que visa aproximação entre escritor, leitor e texto. A ideia surge ainda em 2010, quando o Projeto trouxe os escritores Miguel Sanches e Antonio Francisco. Um ano depois, foi a vez de Hugo Monteiro e quando surge o ciclo de conferências, evento como já relembrei, participei na companhia da professora Conceição Flores.

A programação deste ano está organizada da seguinte forma:

Sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012

Momento 1 – Encontro com escritores
8h30 Abertura

8h45 – Cléo Busatto e Zé Pessoa

10h30 – Intervalo; sessão de autógrafos

Momento 2 – Ciclo de conferências
10h45 – Maria Carlos (Profetas do tempo)

11h – Mário Gerson (A noite de luvas brancas)

11h15 – Pedro Fernandes (Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago)

Além dessa ocasião, estarei autografando Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago também numa sessão coletiva de lançamentos que ocorre na primeira noite de programação do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Isto é, dia 12 de dezembro, às 21h.

Mais informações sobre o Encontro  com Escritores e o Ciclo Conferências no blog do Projeto Bale, aqui. Já sobre o Simpósio, ir aqui



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #575

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574