"Arquitetura do romance: tópicos para um estudo"


É este o título de curso que será ministrado por Pedro Fernandes, editor do blog Letras in.verso e re.verso no âmbito de semana se eventos dessa natureza preparada pelo Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

O evento integra a programação dos cinco anos de atuação de um grupo que, nesse intervalo de tempo já realizou, entre outros acontecimentos, o grande Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso em 2008, e a publicação do livro Travessias de sentido, no mesmo ano.

O ciclo de minicursos a ser ofertado para a comunidade acadêmica acontece entre os dias 12 e 14 de maio de 2010, na Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, em Mossoró (RN). 

O evento contará com uma conferência de abertura a ser ministrada pelo professor Dr. Gilton Sampaio UERN/CAMEAM. Além dessa conferência, e do curso de Pedro Fernandes, há outros dois cursos que têm o tema da Literatura como norte: Passeando pela Literatura Luso-brasileira, que será ministrado pela professora Ms. Josefa Francisca Henrique de Jesus e Inscrições do corpo na literatura do professor Márcio Vinícius Barreto da Silva.

Pedro Fernandes apresenta seu curso como um momento sobre o estudo do romance enquanto objeto de arte e constituído por diversas articulações passíveis de leitura (filosofia, história, política etc.). "Aqui se pretende uma leitura da própria arquitetura do romance, em sentido amplo, não somente o da composição, mas também o da escritura do texto, entendo-o como corpo dotado de temática e prática significante", afirma.

Isso significa "compreender o romance não como o mantenedor de uma forma ou mero exercício a serviço da arte, mas o romance como prática discursiva na qual se inscrevem temas significantes quanto a própria realidade com a qual o gênero dialoga, numa expressão-valise que se pode chamar de escrita em movimento".

Informações sobre outros minicursos e como fazer para se inscrever podem ser obtidas por através do telefone (84) 3315.2216 ou do e-mail  geduern@hotmail.com ou pessoalmente na Secretaria do curso de Letras em Mossoró localizada na Faculdade de Letras e Artes do Campus Universitário Central, Br 110 Km 46, Costa e Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574