Os desenhos de Salvador Dalí para o Dom Quixote


Miguel de Cervantes em desenho de Salvador Dalí (Reprodução)




No passado dia 29 de setembro, estivemos à altura dos 466 anos sem Miguel de Cervantes. Não foi à toa, portanto, que deixamos no nosso Tumblr um “apetitoso” conjunto  de imagens concebidas pelo design gráfico Roc Riera Rojas para uma edição  limitada do romance que é o mais quisto de sempre, o Dom Quixote, publicada em 1968.

Pela plasticidade do texto, talvez seja este, entre originais e adaptações o livro, que mais tenha mexido com o imaginário de artistas plásticos de todo o mundo. Basta que se diga que nomes como Salvador Dalí, Candido Portinari – e é suficiente estes dois – se aventuram em dar vida ao itinerário do cavaleiro errante e seu fiel escudeiro. 

Foi por uma dessas postagens dedicadas à arte de ilustrar que falamos dos trabalhos do artista catalão para o também famoso livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll e depois para a Divina comédia, de Dante; de Portinari e seu trabalho para o livro de Cervantes, já demos conta.

Agora, a pergunta que nos voltou, claro, depois dos trabalhos de Rojas, é, onde estariam os desenhos de Dalí para o Dom Quixote. Os desenhos, de fato, existem. Duas pistas: uma exposição realizada em Lisboa, Portugal, acerca dos ilustradores do romance de Cervantes já dispersava essa dúvida; e rara edição que fora encomendada ainda na década de 1940.

Depois, na web, esse território onde tudo o que se procura acha, dava contas de algumas dessas ilustrações. Mas, assim, juntar uma a uma, até dispor de um catálogo significativo seria um esforço e tanto, não? Seria; mas desde quando suspeitamos desse trabalho, arregaçamos as mangas para fazê-lo. Até que em meio a essa busca, encontramos algo mais simples: um projeto que, ao modo do que já existe para obras como a de Lewis Carroll, coleciona todos (ou quase) os trabalhos de ilustradores da obra de Cervantes. É conduzido por um grupo de pesquisa da Universidade do Texas, Estados Unidos, e tem o prazer de oferecer acesso gratuito a experimentações visuais raras, como o trabalho de Dalí para o Dom Quixote.

Para se ter uma ideia do território amplo que pisamos, a coleção inclui até o fechamento desta postagem cerca de 1. 365 itens e mais de 50. 671 imagens de 1.003 edições da obra e está concentrada (veja bem) apenas em arquivos dos séculos XVIII e XIX produzidos em inglês, francês e espanhol. A qualidade das digitalizações é que deixam a desejar, mas entre pescar uma imagem aqui e outra ali é melhor ter um material de fonte segura, não acham?

E sem mais embolação aqui estão os trabalhos. É um recorte, ao modo do que fizemos como as 100 ilustrações do artista para a Divina Comédia, mas é também uma resposta ao desafio autoimposto: dar a conhecer o Dalí quixotesco ou o Quixote de Dalí. Não é de admirar, evidentemente, que toda a extravagância do engenhoso fidalgo serviu e tanto para a não menos extravagância do artista catalão.

Comentários

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Fedra de Eurípides, Fedra de Racine

11 Livros que são quase pornografia

Seis poemas de Konstantinos Kaváfis

Com licença poética, a poeta (e a poesia de) Adélia Prado

Dez poemas e fragmentos de Safo

Boletim Letras 360º #648