A história de uma foto

Por Pedro Fernandes

José Saramago por Helena Gonçalves. Fonte: Site da Fundação José Saramago

Ao compor o vídeo para divulgação do Caderno-revista 7faces - edição especial sobre a poesia de José Saramago fiz uma pesquisa significativa dentre os arquivos de imagem que disponho no meu computador. Não pestanejei em usar uma foto do escritor feita pela fotógrafa Helena Gonçalves. A foto foi inédita até setembro de 2010, quando apareceu numa exposição organizada pela neta do escritor, Ana Saramago Matos e logo foi publicada na página da Fundação José Saramago.

Agora, dou com um texto publicado no jornal português Diário de Notícias acerca da imagem.  A exposição inaugurada tomando como escopo o fatídico dia 11 de setembro traz várias personalidades colocadas em situações um tanto quanto claustrofóbicas. Na imagem de José Saramago, por exemplo, vê-se o escritor em trajes de homem-bomba armado com livros. 

"Fiz esta foto em 2007, ele [José Saramago] estava em boa forma, subimos até ao sótão do teatro da Trindade, em Lisboa, e quando lhe atei os livros à cintura ele riu-se e disse: 'Você não é nada parva.'", conta Helena Gonçalves quando da inauguração da exposição em Almada. A imagem foi incorporada à Galeria José Saramago, ser esta todas as faces - aqui.

Comentários

Parabéns é quando se trata de Saramago é bom que não se perca a memória...por isso, um abraço.

Carmen Silvia Presotto

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Boletim Letras 360º #604

Boletim Letras 360º #597

Rio sangue, de Ronaldo Correia de Brito

A vegetariana, de Han Kang

Boletim Letras 360º #596

Cinco coisas que você precisa saber sobre Cem anos de solidão