Dois novos momentos para a agenda




Por ocasião do Ciclo de Minicursos do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN) Pedro Fernandes esteve, entre os dias 13 e 14 de maio de 2010 ministrando o minicurso Arquitetura do romance: tópicos para um estudo. "As discussões me foram muito rentáveis. Tanto que estudo a possibilidade de ampliar a ideia e fazer um curso nesse sentido, só que com mais tempo de estudo", diz o pesquisador. Mas, enquanto a oportunidade não chega o Letras in.verso e re.verso, editado por Pedro, notifica aos visitantes e transeuntes desse espaço de mais dois outros momentos acadêmicos propostos por ele.

O primeiro trata-se da uma inserção num evento em que ela trabalha na sua construção: o VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, que este ano será sediado, entre os dias 11 e 13 de agosto, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros. "Sobre este evento já comuniquei por aqui, neste espaço". O colóquio é um evento itinerante que tem rodado o país inteiro por cidades como São Paulo, Campina Grande (PB), São Luís do Maranhão (PI) etc. e agora vem a Pau dos Ferros (RN).

"Nesse evento, dentre a listagem já disposta de minicursos, oficinas e grupos de trabalho (GTs) estão duas propostas para as quais chamo atenção, principalmente aos amantes leitores e estudantes de literatura. Tratam-se do grupo de trabalho O texto e a leitura literária em sala de aula: relações entre literatura e ensino, que será comandado por eu e a minha orientadora no mestrado, a professora Dra. Maria Edileuza da Costa, e do meu minicurso Sobre literatura e seus usos práticos" - lembra Pedro.

"O segundo momento trata-se da sétima edição do tradicional evento das letras no Oeste potiguar, a Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, SELLP, que no ano de sua sétima edição, passa a sediar também o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, CNELL. Este evento, que também já foi comentado por aqui, terá espaço para outro momento meu, que é o minicurso Diagnósticos do presente em José Saramago, Jorge Reis-Sá e Chico Buarque. Notifico da importância, aos que se decidirem em participar deste minicurso no CNELL que são as leituras dos textos Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago, Benjamim, Leite derramado, BudapesteEstorvo, de Chico Buarque e O dom, de Jorge-Reis Sá."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da Senhora Wilde

Boletim Letras 360º #315

Anatomia do ócio, de R. Leontino Filho

Outra volta do cânone

Os mistérios de "Impressão, nascer do sol", de Claude Monet

Casa na duna, de Carlos de Oliveira

Um romance sobre horror nazista recuperado depois de oito décadas